11/10/2018

11 de outubro - Filipe, o Diácono

São Filipe batizando o eunuco da Rainha da Etiópia na estrada de Jerusalém para Gaza (1848), Alexandre-Denis Abel de Pujol (1787–1861)
Filipe, também chamado de Evangelista (Atos 21.8), foi um dos sete homens designados para auxiliar no trabalho dos doze apóstolos e da Igreja Primitiva, que estava em franco crescimento, supervisionando a distribuição de alimentos aos pobres (Atos 6.1-6).

Após o martírio de Santo Estevão, Filipe proclamou o Evangelho em Samaria e orientou Simão o Mago a se tornar um crente em Cristo (Atos 8.4-13). Ele também foi instrumento da conversão do eunuco etíope (Atos 8.26-39), através do qual Filipe tornou-se indiretamente responsável por levar a Boa Nova de Jesus para o povo do continente africano. Na cidade de Cesareia, ele hospedou por vários dias o apóstolo São Paulo, que parou ali em sua última viagem a Jerusalém (Atos 21.8-15).

ORAÇÃO DO DIA:

Deus onipotente e eterno, nós te damos graças por teu servo Filipe, o Diácono. Tu o chamaste para pregar o Evangelho aos povos da Samaria e da Etiópia. Levanta mensageiros de teu reino nesta e em todas as nações, para que a tua igreja possa proclamar as riquezas imensuráveis de nosso Salvador Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, agora e sempre.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 804)

Nenhum comentário:

Postar um comentário