15/09/2019

Cristo aceita o Pecador (Epístola, Evangelho e hino do dia: 15/09/2019)






Epístola: I Timóteo 1.12-17 
12Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, 13a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. 14Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 15Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. 16Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna. 17Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!  


Aleluia! Aleluia! Aleluia!

Aleluia. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. Aleluia. 

Aleluia! Aleluia! Aleluia!


Evangelho do dia

Glórias a ti, Senhor
Jesus recebe pecadores 
1Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir. 2E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles. 
A parábola da ovelha perdida 
3Então, lhes propôs Jesus esta parábola: 4Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? 5Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. 6E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. 7Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. 
A parábola da dracma perdida 
8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? 9E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. 10Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. 

Glórias a ti, ó Cristo.


Hino do dia: Hinário Luterano 355

Cristo aceita o pecador.
Esta nova dá conforto
ao que, longe do Senhor,
no pecado se acha morto.
Apontai-lhe o Salvador:
Cristo aceita o pecador.

Não merece a remissão,
mas Jesus abriu-lhe a porta
de sua paternal mansão.
Sua voz sempre o transporta
ao rebanho acolhedor:
Cristo aceita o pecador.

Não precisas duvidar,
pobre pecador perdido;
ouve Cristo a te chamar -
por seu sangue és redimido.
Crê, pois diz o Redentor:
Eu recebo o pecador.

Vinde, todos, vinde já,
vinde, ó tristes pecadores,
Cristo salva e vos fará
filhos pelos seus favores.
Crede-o, firmes, sem temor:
Cristo aceita o pecador.

Contristado venho aqui
e confesso o meu pecado.
Meu Jesus, eu rogo a ti
que o perdão me seja dado
no Evangelho salvador.
Cristo aceita o pecador.

Consolado agora estou:
por mais rubro o meu pecado,
o teu sangue me lavou;
e, de todo perdoado,
cantarei o teu louvor.
Cristo aceita o pecador.

Cristo aceita o pecador -
eu também fui agraciado -
e abre os céus com muito amor
acolhendo-me a seu lado.
Nesta fé irei morrer:
Cristo, me há de receber.

Jesus Nimmt Die Sunde an,
Letra: Erdmann Neumeister, 1718; Tradução Rodolpho Hasse, C. 1947/1949
Música: Johann Ulich, 1674
Referências Bíblicas: Lucas 15.2, Mateus 11.28, Isaías 1.18, Atos 16.31

Nenhum comentário:

Postar um comentário