02/09/2019

Décimo Segundo Domingo após Pentecostes (Ano C – Próprio 17)


1º de setembro de 2019

Provérbios 25.2–10
Salmo 131
Hebreus 13.1–17
Lucas 14.1–14

Somos humilhados e exaltados através da Cruz de Cristo

“Todo o que se exalta será humilhado”, proclama Jesus, mas “o que se humilha será exaltado” (Lc 14.11). A nossa esperança está no nome do Senhor, que se humilhou até a morte na cruz e foi exaltado em Sua ressurreição. Se você está humilhado através da Cruz de Cristo, “na ressurreição dos justos” Ele lhe dirá: “Amigo, venha sentar num lugar melhor” (Lc 14.10, 13–14). Em sua graça, o Rei honrará você “diante do príncipe”, seu amado Filho, e seus olhos o contemplarão (Pv 25.7). Assim como Ele tratou você tão graciosamente, assim também “não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm” (Hb 13.16) e “não se esqueçam da hospitalidade aos estranhos” (Hb 13.2). Seja humilde e exalte o seu próximo.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Senhor de graça e misericórdia, ensina-nos pelo Teu Espírito Santo a seguir o exemplo de Teu Filho em verdadeira humildade, a fim de resistirmos às tentações do diabo e com mentes e corações puros evitarmos o orgulho pecaminoso; através de Jesus Cristo, nosso Senhor,  que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church — Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano — Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário