01/09/2019

Existe um orgulho que é necessário para a Salvação? Sim, existe. Quem não tiver tal orgulho não herdará o reino dos céus.



Textos bíblicos: Salmo 131, Próverbios 25.2-10; Hebreus 13.1-17 e Lucas 14.1-14

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 
Dos textos lidos destaco o seguinte versículo: “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” Que Deus Espírito Santo guarde estas palavras em vossas mentes e corações para a vida eterna. Amém. 
Oremos: Ó Senhor de graça e misericórdia, ensina-nos pelo Teu Espírito Santo a seguir o exemplo de Teu Filho em verdadeira humildade, a fim de resistirmos às tentações do diabo e com mentes e corações puros evitarmos o orgulho pecaminoso; através de Jesus Cristo, nosso Senhor,  que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Tem palavras que usamos cotidianamente, mas são de definição complicada. Um exemplo é a humildade. Algumas pessoas podem vincular essa palavra a pobreza, mas nem todo pobre é humilde, assim, como nem todo rico é soberbo. O que significa humildade?  É a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. 
Os textos bíblicos que ouvimos (Salmo 131, Próverbios 25.2-10; Hebreus 13.1-17 e Lucas 14.1-14) falam de humildade. No salmo que lemos nesse culto, o salmo 131, descreve alguém que não é soberbo, mas descansa em Deus como uma criança se aquieta nos braços da mãe: “Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.
Depois disso, ouvimos em Provérbios, especialmente nos versículos 6 e 7, nos orienta a ser humilde diante das autoridades: “Não se faça de importante. É melhor que depois lhe dêem um lugar de honra do que você ser humilhado na presença das autoridades.” Em Hebreus destaco o seguinte versículo: “Contentai-vos com as coisas que tendes.” Em outras palavras, fiquem felizes com o que vocês têm, pois, o Senhor é vosso auxílio. Temos o Evangelho do dia, Jesus afirma: “ Pois todo o que se exalta será humilhado: e o que se humilha será exaltado.”
O oposto da humildade é o orgulho e a soberba. Jesus estava num jantar e via como as pessoas escolhiam o lugar mais perto do convidado. Como eram orgulhosos. Aliás, como nós somos orgulhosos. Nós gostamos de atenção. Nós gostamos de sentar nas primeiras fileiras. Enfim, todos nós temos um orgulho. Numa discussão, queremos ter a última palavra devido a soberba e orgulho. 
Podemos resumir tudo o que foi dito em duas palavras: humildade e orgulho. Vou falar da humildade e do orgulho diante de Deus.
1.    Existe orgulho diante de Deus? Existe um orgulho que é pecado. Por ser pecado, devemos confessar a Deus esse pecado e pedir perdão a Deus. Na coleta do dia, oramos a Deus para evitarmos o orgulho pecaminoso: Ó Senhor de graça e misericórdia, ensina-nos pelo Teu Espírito Santo a seguir o exemplo de Teu Filho em verdadeira humildade, a fim de resistirmos às tentações do diabo e com mentes e corações puros evitarmos o orgulho pecaminoso.
2.    Existe a humildade diante de Deus? Sim, existe, claro que existe. Eu falei de humildade como a virtude de conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Como aplicar isso diante de Deus? Ser humilde diante de Deus é reconhecer que somos pecadores e que sem Deus nada podemos fazer. Ser humilde diante de Deus é confessar os pecados e suplicar o perdão. Ser humilde diante de Deus é reconhecer que somos salvos exclusivamente por aquilo que Cristo fez na cruz.
  3.    Orgulho para a salvação. Existe um orgulho bom e é necessário para a salvação. Apesar da Bíblia falar muito sobre o pecado do orgulho, existe um orgulho que é necessário. Quem não tiver esse orgulho não será salvo. Vocês sabem qual é esse orgulho? Vamos abrir as nossas bíblias em Gálatas 6. 14. Segundo a ARA: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.” Segundo a NTLH, “Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo.

Jesus falou quem se humilhar será exaltado. Como se humilhar e ser exaltado no culto? Será que é possível ser humilhado e exaltado no culto? Sim, é claro que é possível.

Sobre ser humilhado é chegar diante de Deus em humildade, em total dependência e confiança diante dele. É confessar que somos dependentes de Deus. E abrir mão de tudo e confiar somente em Cristo.
E como somos exaltados no culto? Somos exaltados no batismo, onde somos transformados em filhos de Deus, salvos e resgatados por Jesus.
Somos exaltados quando ouvimos que pela obra de Cristo na cruz os nossos pecados são perdoados. Somos exaltados quando ouvimos do nosso pastor as seguintes palavras: “Em virtude desta vossa confissão, na qualidade de ministro da Palavra, chamado e ordenado,​ vos anuncio a graça de Deus, e da parte e por ordem de Jesus Cristo, meu Senhor, vos perdôo todos os vossos pecados, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” A congregação responde com um sonoro amém.
Somos exaltados cada vez que vamos a Santa Ceia e recebemos o Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Quando o pastor te diz: “Toma e come isso é verdadeiro corpo de nosso Senhor Jesus Cristo.” E “Toma e bebe esse é o verdadeiro sangue de Jesus Cristo.” Momento que somos exaltados por receber o corpo e sangue de Jesus.

Resumindo tudo. 
Existe um orgulho pecaminoso, devemos confessar e pedir perdão. Tem a humildade que é reconhecer que somos pecadores e precisamos de Jesus. Existe um orgulho que é necessário para a salvação, orgulho daquilo que Jesus fez por nós na cruz. Se for para ser orgulhoso, que seja por aquilo que Jesus fez na cruz. Amém.

Que a paz de Deus que excede todo entendimento humano guarde as nossas mentes e corações para vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário