11/01/2020

O Batismo de Nosso Senhor (Primeiro Domingo após Epifania) – 12 de janeiro de 2020


Isaías 42.1-9
Salmo 29
Romanos 6.1-11
Mateus 3.13-17


O Deus Triúno é manifestado e revela-se a nós no Santo Batismo

O Batismo de Nosso Senhor é uma "Epifania" do único e verdadeiro Deus na carne e sangue de Jesus. Ele é o Servo escolhido do Senhor, ungido com o Espírito para o resgate do povo de Deus e promulgar "o direito para os gentios" (Is 42.1). Assim como Ele faz novas todas as coisas, Ele também é feito "mediador da aliança com o povo e luz para os gentios" (Is 42.6). Nas águas do Jordão Ele toma seu lugar junto com os pecadores e carrrega todos os pecados do mundo sobre si. Ele se submete ao batismo de arrependimento, a fim de "cumprir toda a justiça" por nós (Mt 3.15). Ele se submete à maldição do pecado e da morte, a fim de nos redimir. Nós somos batizados com um batismo igual ao de Jesus, de modo que morremos e ressurgimos com Ele, por isso nós "também viveremos com Ele" (Rm 6.8). Na verdade, todos nós que somos batizados em Cristo Jesus fomos ungidos com o Seu Espírito e nomeados filhos agradáveis e amados pelo Seu Pai.

ORAÇÃO DO DIA:

Pai dos céus, ao ser batizado no Rio Jordão Jesus foi proclamado teu Filho amado e ungido com o Espírito Santo. Faze com que todos os batizados em seu nome sejam fiéis a seu chamado como teus filhos e herdeiros com ele da vida eterna; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: O Batismo de Cristo (c.1655), por Bartolome Esteban Murillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário