24/01/2020

Timóteo, fiel cooperador de São Paulo


Reflexão de Valerius Herberger (1562-1627), pastor e teólogo luterano:

    "Amados, hoje nós celebramos a comemoração de São Timóteo. Ele nasceu em Listra (Atos 16.2); seu pai era pagão, mas sua mãe, Eunice, nascida israelita, tinha aceitado a fé cristã e entregado seu filho Timóteo para ser criado por sua mãe Loide que também era cristã. Então Timóteo aprendeu o catecismo de sua avó. Vejam queridos pais, o que a instrução diligente das crianças pode fazer! Agora, uma vez que ele era um bom e excelente pensador, São Paulo o aceitou como seu colega ou capelão, e visto que ele se aprimorava a cada dia, Paulo finalmente o ordenou como bispo de Éfeso, onde também foi morto pelos pagãos furiosos. São Paulo o amava muito, o que podemos ver a partir de ambas as epístolas que escreveu para ele. Em 1 Timóteo 1.2, ele o chama de seu querido filho na fé. A partir dessas duas epístolas, muitas passagens brilham como as estrelas do céu:
  • 1 Timóteo 1.5: "O fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida."
  • 1 Timóteo 1.15: "Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores."
  • 2 Timóteo 3.12: "Na verdade, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos."
  • 2 Timóteo 3.16–17: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja competente, capacitado para toda boa obra."
Visto que São Paulo e São Timóteo eram queridos amigos, eles foram colocados lado a lado no calendário e ainda no dia de São Timóteo, o Evangelho de João 15.9–16 é lido, o qual fala de amor e amizade puros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário