24/01/2020

São Timóteo, Pastor e Confessor (24 de janeiro)


Atos 16.1–5
1 Timóteo 6.11–16
Mateus 24.42–47


Nosso Mestre, Jesus Cristo, “virá à hora em que vocês menos esperam” (Mt 24.44). Ele constitui os servos da Sua Palavra como vigias e encarregados de Sua casa (Mt 24.45). Ele ordena que eles guardem, guardem e “combata o bom combate da fé” que lhe foi confiada (1Tm 6.12), “de acordo com a capacidade de cada um” (Mt 25.15). Assim como Cristo “fez a boa confissão” na presença de Pilatos (1Tm 6.13), Seus servos estão diante da Igreja e do mundo, e pela pregação deles o Senhor fortalece a fé e concede o crescimento à Sua Igreja (At 16.5 ), que é a “coluna e fundamento da verdade” (1Tm 3.15). São Timóteo, amigo de Paulo e seu filho na fé, é um exemplo de servo fiel e sábio, colocado sobre a casa de Deus em Éfeso, para nutrir com “a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão” (1Tm 6.11). O Senhor continua constituindo homens como Timóteo para dar frutos que permanecerão (Jo 15.16), para que toda a casa possa confessar e dar testemunho daquele “que preserva a vida de todas as coisas” (1Tm 6.13).

ORAÇÃO DO DIA:

Senhor Jesus Cristo, tu sempre tem dado à tua Igreja na terra pastores fiéis como Timóteo, para guiar e alimentar o teu rebanho. Faze todos os pastores diligentes na pregação de tua santa Palavra e administração de teus meios da graça, e concede sabedoria ao teu povo para seguir o caminho que conduz à vida eterna; pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário