25/01/2020

Terceiro Domingo após Epifania – 26 de janeiro de 2020 (Ano A)


Isaías 9.1-4
Salmo 27.1-9 (10-14)
1 Coríntios 1.10-18
Mateus 4.12-25


O Senhor manifesta a sua glória através de seu Ofício e do Santo Ministério

Por meio da sua encarnação e sua pregação e milagres, o Senhor Jesus resplandeceu a luz do seu Evangelho sobre "o povo que andava em trevas" e vivia “na região da sombra da morte" (Is 9.2). Ele também tem "multiplicado este povo" e "aumentado a sua alegria" (Is 9.3) ao chamar discípulos de todos os confins da terra. Com este propósito, ele chama Pedro e André, com Tiago e João, para segui-lo e serem "pescadores de gente" (Mt 4.19). Tal como Jesus, eles também saem "pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo" (Mt 4.23). Eles pregam a loucura da Cruz de Cristo, que é o próprio poder e sabedoria de Deus. Esta palavra e pregação da Cruz divide "os que se perdem" de "nós, que somos salvos" (1Co 1.18), mas une a Igreja, o Corpo de Cristo, “no mesmo modo de pensar e num mesmo propósito” (1Co 1.10).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, olha para as nossas enfermidades com misericórdia e estende a tua mão majestosa para nos curar e defender; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Cristo chama seus primeiros discípulos, por Adam Brenner (1800–1891)

Nenhum comentário:

Postar um comentário