31/03/2020

José, Patriarca - 31 de março

Jesus não quer ficar irado com Seus irmãos, mas quer cuidar, consolar e falar amavelmente a eles, assim como José fez (Gênesis 50.19–20).

José disse a seus irmãos: “Vocês planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem”. Somente Deus tem essa qualificação. Com toda certeza nós somos hábeis em transformar o bem em mal. Nisto nós somos mestres. Mas tornar o mal em bem exige sabedoria e onipotência divinas, e Deus usa essa qualificação para a honra de todos que, como José, confiam e se apegam a Ele de todo o coração. Por isso, Agostinho diz: “O Senhor Deus não permite que aconteça nenhum mal, do qual Ele não poderá ou não irá obter algum bem”. E São Paulo diz: “Aos que amam a Deus, todas as coisas lhes cooperam para o bem” (Rm 8.28)...

Assim como José era uma imagem de nosso Senhor Jesus, agora também vemos no coração pacífico de José um retrato do coração amável e doce de nosso Senhor Jesus. Sobre isso, o profeta Isaías profetiza: “Ele não será vingativo ou cruel” (Is 42.4).

Ó Senhor Jesus, tens um coração suave e clemente para com todos os Teus irmãos arrependidos quando eles vêm a Ti e confessam. Não ficas irado com eles para sempre, não importando o quão frequente e ofensivo é o pecado deles contra Ti. Assim como José consolou e falou amavelmente com seus irmãos, assim Tu chamas a nós, Teus irmãos pecadores: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11.28 [–29]). Agradeço a Ti, amado José celestial, por este consolo. Rogo a Ti neste momento que perdoes minha transgressão e pecado, pois fiz o que é mal e provoquei a tua ira. Rogo a Ti agora que perdoes a transgressão de teu irmão, que sou eu. Diga à minha alma como disseste ao profeta Isaías: “Não tema... porque sou o seu Deus” (Is 41.10). Consola e absolve-me. Fala amavelmente ao meu coração e concede-me Tua fidelidade fraternal, para que eu possa louvar a Tua mansidão e humildade.

José disse a seus irmãos: “Vocês planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem”. Assim aconteceu no Teu sofrimento, Senhor Jesus. Os Teus irmãos judeus planejaram o mal contra ti, desejando se livrar de Ti e destruí-Lo; mas Deus, o Pai celestial planejou tornar isso em bem, pois dessa forma a seria extinta a Tua ira, devastado o inferno, apagado o pecado, derrotado o diabo, aberto o céu aberto e conquistada a salvação para nós. Louvada seja a maravilhosa sabedoria de Deus para sempre!

- Valerius Herberger (1562-1627), pastor na igreja paroquial de Santa Maria, em Fraustadt, Silésia (atual Wschowa, na Polônia)

Fonte: Herberger, Valerius. [Magnalia Dei] The great works of God, or, Jesus, the heart and center of Scripture Parts Three and Four: The mysteries of Christ in the Book of Genesis, chapters 16–50. St. Louis: Concordia Publishing House, 2011. p. 506–507.

Nenhum comentário:

Postar um comentário