29/03/2020

Quinto Domingo na Quaresma – 29 de março de 2020 (Ano A)


Ezequiel 37.1-14
Salmo 130
Romanos 8.1-11
João 11.1-45 (46-53) ou João 11.17-27,38-53


Jesus Cristo é a Ressurreição e a Vida

A doença e a morte de Lázaro ocorreram para “que o Filho de Deus seja glorificado” (Jo 11.4). O milagre que Jesus operou ao ressuscitar Lázaro, o levou à prisão e crucificação, através da qual ele iria “morrer pela nação” e reuniria “em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos” (Jo 11.51-52). Da mesma forma que Jesus chamou Lázaro do túmulo e ordenou: “Desamarrem-no e deixem que ele vá” (Jo 11.44), Jesus também nos chama e nos liberta das ataduras do pecado e da morte. Nossa natureza humana “não está sujeita à lei de Deus” e tampouco pode “agradar a Deus” (Rm 8.7-8), mas “Deus condenou o pecado” na sua própria carne, “ a fim de que a exigência da lei se cumprisse em nós” (Rm 8.3-4). Agora, por meio do Evangelho, em nós “habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos” (Rm 8.11). A Palavra do Senhor sopra seu Espírito em nossa carne mortal, animando-nos com sua própria vida. Quando seus ministros pregam de acordo com sua divina ordenança, o Senhor Jesus nos chama da sepultura e nos leva para a boa terra que ele nos dá (Ez 37.12, 14).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, pela tua enorme bondade e misericórdia olha para o teu povo, a fim de sermos sempre governados e preservados em corpo e alma; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Ressurreição de Lázaro, por Carl Bloch (1870)

Nenhum comentário:

Postar um comentário