19/03/2020
São José, tutor de Jesus (19 de março)
2 Samuel 7.4–16
Romanos 4.13–18
Mateus 2.13–15; 19-23
Foi ideia do rei Davi construir uma casa permanente para a Arca da Aliança e ao Nome do Senhor (2 Sm 7.5–7). O templo que Davi planejou foi construído pelo rei Salomão, mas na realidade não foi Davi ou Salomão que realmente deram abrigo e proteção a Deus. “Ele, o Senhor, fará uma casa” para eles (2 Sm 7.11). São José não era o pai legítimo de Jesus, uma vez que o filho “que nela [Maria] foi gerado é do Espírito Santo” (Mt 1.20). A Igreja o comemora como o “tutor de Jesus”. Ouvindo a palavra dos anjos de Deus, protegendo o Cristo que estava no ventre de Maria, salvando o menino Jesus da ira de Herodes, trazendo-o “do Egito” novamente (Mt 2.13–23) e educando-o “na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef 6.4), José é um exemplo para todos os pais e tutores cristãos. Mas, assim como aconteceu com Davi que “deu abrigo” ao Senhor, mas Deus é que realmente lhe fez uma casa, assim também José nunca foi o tutor na realidade. Cristo era seu tutor. Seu nome é “Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). A “descendência” prometida a Abraão e renovada nas promessas a Davi é Aquele “que vivifica os mortos” (Rm 4.16–18). Ele é o Rei de Davi, o Senhor de Abraão, o tutor de José e o nosso Salvador.
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, que da família de teu servo Davi fizeste nascer a José para ser o tutor de teu Filho encarnado e o marido de sua mãe, Maria, concede-nos a graça de seguir o exemplo deste trabalhador fiel em atender ao teu conselho e obedecer às tuas ordens; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário