22/03/2020

Quarto Domingo na Quaresma – 22 de março de 2020 (Ano A)


Isaías 42.14–21
Salmo 142
Efésios 5.8–14
João 9.1–41 ou João 9.1–7, 13–17, 34–39


Através da sua Palavra do Evangelho, Jesus nos chama das trevas para a sua maravilhosa luz

O Senhor se entristece com a cegueira espiritual de seu povo, mas em sua misericórdia, não os deixa desamparado. O Senhor freia a ira e mantém a sua paz até abrir os olhos e ouvidos do seu povo para vê-lo e ouvi-lo. “Por amor da sua própria justiça”, o Senhor engrandece a sua Palavra e a torna gloriosa na vinda de Cristo Jesus (Is 42.21). Jesus torna “as trevas em luz diante deles” (Is 42.16), pois ele é “a luz do mundo” (Jo 9.5). O Filho de Deus encarnado faz as obras de seu Pai e manifesta a glória divina na sua própria carne “enquanto é dia”, até que a noite venha, “quando ninguém pode trabalhar” (Jo 9.4). “Por meio da lavagem de água pela palavra” (Ef 5.26), Cristo abre os olhos dos cegos e concede repouso aos cansados. Por isso, “no passado vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor” (Ef 5.8). Através de nosso batismo em Cristo, agora vivemos no eterno dia de sua Ressurreição, no qual Cristo resplandece sobre nós. Mas, todas as vezes que caímos de volta nas trevas do pecado, o Senhor nos chama através do Evangelho: “Desperte, você que está dormindo, levante-se dentre os mortos” (Ef 5.14).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, nosso Pai celestial, tuas misericórdias são novas a cada manhã; e apesar de merecermos somente punição, nos recebes como teus filhos e atendes todas as nossas necessidades, do corpo e da alma. Concede que reconheçamos de coração a tua bondade misericordiosa, dando graças por todos os teus benefícios e servindo-te de boa vontade; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário