29/09/2020

Anjo da Guarda


Agora sei que, de fato, o Senhor mandou o seu anjo e me livrou do poder de Herodes. (At l2.ll)

Era com um sabor satânico que Herodes perseguia, prendia, maltratava e matava alguns integrantes da Igreja de Cristo. Já havia decapitado o apóstolo Tiago, agora Pedro é jogado no cárcere e escoltado por 16 soldados romanos. Enquanto Pedro esteve preso, houve oração incessante a Deus por parte da Igreja em favor do apóstolo. Tanto Pedro, preso e algemado, como a congregação, reunida na casa da mãe do evangelista Marcos, dirigiam fervorosas orações aos Céus, suplicando por auxílio e libertação: A Igreja continuava a orar com fervor por ele.

Deus ouve e atende as orações daqueles que o invocam no dia da angústia, em espírito e em verdade. É claro, Deus não desce pessoalmente até a prisão, mas envia um anjo seu para libertar aquele que há dias havia confessado: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!

O anjo que o Senhor enviou, desceu até o cárcere, acordou Pedro e disse: Levanta-te depressa! Pedro, vendo as cadeias caírem-lhe das mãos, passando por duas sentinelas, vendo o portão de ferro abrir-se automaticamente, não sabia que era real o que estava acontecendo por meio do anjo. O apóstolo apenas reconheceu a intervenção de Deus no momento em que, na rua, o anjo se apartava dele. Então exclamou:

- Agora sei que de fato o Senhor mandou o seu anjo e me livrou do poder de Herodes e de tudo o que os judeus tinham a intenção de me fazer.

É assim mesmo. Por vezes, custa reconhecer que Deus enviou um anjo para nos livrar de um acidente, de uma enfermidade, de uma angústia.

O anjo da guarda não é lenda. O anjo da guarda está ao nosso redor. Os anjos são aqueles santos e poderosos mensageiros que louvam e cumprem as ordens de Deus e servem a nós homens. Os anjos são espíritos ministradores enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação. É o que dizem o salmista e o autor de Hebreus:

- O anjo do Senhor fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo.

- Todos os anjos são espíritos que servem a Deus, os quais ele envia para ajudar os que vão receber a salvação.


Essa verdade bíblica nos fortalece, consola e estimula a confiarmos no Redentor Jesus e a orarmos:

- Esteja comigo o teu santo anjo, para que o inimigo maligno não tenha poder algum sobre mim!

Senhor, manda o teu santo anjo acampar ao meu redor. Amém.


- Leopoldo Heimann (1933 - 2017), pastor e teólogo luterano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário