14/09/2020

O santo orgulho que Deus ama

 Martinho Lutero: Pregador da Cruz “Um... - Teologia Luterana | Facebook

Encontramos na Escritura Sagrada o testemunho claro que Deus se aborrece dos orgulhosos. Provérbios 16.18 afirma: “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” Essa posição contra o orgulhoso é confirmada também em 1 Pedro 5.5-6: “Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.”

Além do testemunho do Antigo Testamento, o testemunho de uma epístola, temos o testemunho do próprio Cristo contra o orgulho. Nessa passagem de Lucas temos uma pessoa que não se humilhou e aquele que se humilhou diante de Deus. Ou seja, o orgulhoso e o humilde: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado. (Lucas 18.14).”

Esta claro que Deus se aborrece dos orgulhosos, mas existe um orgulho que é santo e bom. Sim, existe um orgulho que Deus ama. Este orgulho está descrito em Gálatas 6.14: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.

Este mesmo texto na versão da NTLH fica ainda mais claro o santo orgulho: “Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo.”

Neste dia que se se celebra o dia da Santa Cruz, dia 14 de setembro, vamos nos orgulhar daquilo que Cristo fez na cruz. Vamos nos orgulhar da cruz de Cristo, pois por meio da cruz nós estamos mortos para o mundo, mas vivos e perfeitos para Deus.

 

Feliz dia da Santa Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo


Nenhum comentário:

Postar um comentário