05/04/2021

Ano da Igreja: o Período de Páscoa


A Páscoa é uma celebração de vitória, um tempo para todos os cristãos proclamarem com ousadia sua fé em um Salvador ressurreto e vitorioso. Para os primeiros cristãos, a Páscoa não era apenas um dia, mas era (e é) todo um período que também inclui a celebração da ascensão de Jesus. Os cinquenta dias entre a Páscoa e Pentecostes, conhecidos como os Grandes Cinquenta Dias, foram o primeiro período litúrgico a ser observado nos primeiros três séculos da Igreja. Esta celebração de cinquenta dias é uma semana de semanas, reformulada nas últimas décadas ao enfatizar os domingos como sendo “de Páscoa”. A extensão do período de Páscoa é muito propícia, porque estamos dedicando um sétimo do ano para celebrar a ressurreição do Senhor.


A primeira celebração da Páscoa é a Vigília Pascal, a noite do Sábado Santo. A Vigília inclui um ofício da luz, onde o fogo simboliza Jesus como a luz do mundo. O ofício é projetado para conduzir o cristão da solenidade da Sexta-feira Santa até a alegria da madrugada da Páscoa.

A Páscoa é a mais intensa e majestosa festividade celebrada no Ano da Igreja. As congregações podem realizar um culto de Aurora Pascal, comemorando a surpresa das mulheres que visitaram o túmulo vazio de Cristo, bem como cultos que celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Esse tom alegre e comemorativo ecoa através de todos os domingos do período de Páscoa.

Quarenta dias depois da Páscoa (At 1.3), a Igreja celebra a Ascensão de Nosso Senhor, que ascendeu ao céu não só como Deus, mas também como homem. O último domingo do período da Páscoa, celebrado como Pentecostes, foi adotado pelos primeiros cristãos como comemoração da primeira grande colheita de crentes para Cristo (Atos 2.1-41). Assim, Pentecostes é o aniversário da Igreja Cristã, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos e eles deram um poderoso testemunho sobre o Senhor ressurreto. Pentecostes é um dia de alegria pelos dons do Espírito, pois o Senhor continua alcançando nossas vidas da mesma forma como fez com as multidões naquele primeiro Pentecostes: através da pregação apostólica da Palavra de Deus e do Santo Batismo.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. pág. 11-12)

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