04/04/2021

Domingo de Páscoa – Ano B (4 de abril de 2021)



Isaías 25.6-9
1 Coríntios 15.1-11
Marcos 16.1-8

O Cristo Ressurreto tragou a morte para sempre!

Todo o mundo caído está coberto por um véu fúnebre “que está posto sobre todas as nações” e “que cobre todos os povos” (Is 25.7). Mas o Senhor dos exércitos, na Pessoa do Filho encarnado, Jesus Cristo, removeu esse terrível véu e tragou a morte para sempre. Ao submeter-se à morte, ele a destruiu de dentro pra fora. Agora ele enxuga todas as lágrimas de nosso rosto e nos convida a alegrar e exultar “na sua salvação” (Is 25.9). Seu corpo e seu sangue, crucificado e ressuscitado, são dados e derramados por nós como num “banquete delicioso, com vinho puro e envelhecido e carne da melhor qualidade” (Is 25.6). Entramos nesse banquete por meio do Santo Batismo, no qual nosso velho homem é sepultado com Jesus Cristo, para sermos levantados nele e “vestidos de branco” com sua perfeita justiça (Mc 16.5). O que São Paulo e os outros apóstolos receberam “pela graça de Deus” é também entregue a nós pela pregação de Cristo, por meio do qual somos salvos (1 Co 15.1 –11).

ORAÇÃO DO DIA

Todo-poderoso Deus e Pai, que através de teu único Filho Jesus Cristo venceste a morte e abriste para nós o portão da vida eterna, faze com que nós, ao celebrarmos com alegria o dia da ressurreição do Senhor, possamos ser ressuscitados da morte do pecado pelo teu Espírito doador da vida; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Mulheres no Túmulo Vazio de Cristo, por Workshop of Peter Paul Rubens (1577–1640)


Nenhum comentário:

Postar um comentário