Ilustração de Karyn Lukasek no livro Lord, Keep Us Steadfast in Your Word (Kloria Publishing, 2017) |
Eclesiastes 5.10-20
Salmo 119.9-16
Hebreus 4.1-13 (14-16)
Marcos 10.23-31
Entramos no Reino de Deus pela pobreza voluntária de Cristo
Amar e confiar na riqueza terrena é vaidade. Pois nada desta terra durará para sempre, nem poderá nos conceder vida eterna (Ec 5.10). Mas aquele que confia no Senhor dorme em paz, “quer coma pouco ou muito”, pois sabe que os “poucos dias da vida” são “dom de Deus” e ele “lhe enche o coração de alegria” (Ec 5.12, 18-20). A pessoa que confia nas riquezas não dorme tranquila, porque ao fim da vida “nada poderá levar consigo” (Ec 5.15). Por isso é “difícil para os que têm riquezas entrar no Reino de Deus” (Mc 10.23). Realmente, para “os seres humanos é impossível”, mas “para Deus tudo é possível” (Mc 10.27). Assim, o Homem Rico, Jesus Cristo, se fez pobre e passou “pelo fundo de uma agulha”, pela morte e pela sepultura, para “entrar no reino de Deus” em nosso favor (Mc 10.24-25). Jesus é o “grande sumo sacerdote que adentrou os céus” (Hb 4.14), para que possamos agora entrar no seu descanso sabático pela fé em seu perdão (Hb 4.3-9).
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Deus, tua sabedoria divina coloca em ordem todas as coisas nos céus e na terra. Afasta de nós todas as coisas prejudiciais e nos dá aquelas que são benéficas para nós; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário