Martírios de São Judas e São Simão, no Livro de Imagens de Madame Marie (ou Images de la vie du Christ et des saints), c. 1285 (Bibliothèque nationale de France) |
Jeremias 26.1–16
Salmo 43
1 Pedro 1.3–9
João 15.(12–16) 17–21
"Diga a eles tudo o que eu lhe dizer, sem omitir uma só palavra" (Jr 26.1-6). A Palavra é sempre arrependimento para o perdão dos pecados (Lc 24.44) — "grande misericórdia" e "viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo" (1 Pe 1.3). "Se guardaram a minha palavra", diz Jesus, "também guardarão a de vocês", mas "se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim" (Jo 15.18-21). Na época de Jeremias, o povo queria que o profeta fosse morto, mas não derramaram "sangue inocente" sobre si (Jr 26.8-16). Quando os sacerdotes e o povo se juntaram na condenação de Jesus, eles se recusaram a ouvir (Mt 27.20-26). Os servos de Cristo não estarão acima de seu mestre (Jo 15.20). De acordo com a tradição, Simão (o Zelote) e Judas (também conhecido como Tadeu) trabalharam na missão de leva o Evangelho à Pérsia, onde sofreram o martírio juntos. Mas até nestas circunstâncias, os servos de Deus são "mais que vencedores" (Rm 8.37). "Mesmo apurado pelo fogo" e “por várias provações”, obtemos “o alvo dessa fé: a salvação da alma”, e exultamos “com uma alegria indescritível e cheia de glória” (1 Pe 1.6-9). Pois, como Jesus disse a Judas: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." (Jo 14.23)
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, tu escolheste os teus servos Simão e Judas para serem enumerados na gloriosa companhia dos apóstolos. Assim como eles foram fiéis e zelosos em sua missão, assim também possamos nós, com ardente devoção, tornar conhecido o amor e a misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e para sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e Rev. Dr. D. Richard Stuckwisch e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: Lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário