23/10/2024

São Tiago de Jerusalém, Irmão de Jesus e Mártir (23 de outubro)

Martírio de São Tiago Menor - Ilustração de William Cave em Antiquitates Apostolicæ (Londres, 1675) © The Trustees of the British Museum

Atos 15.12-22a
Salmo 133
Tiago 1.1-12
Mateus 13.54-58

“Nenhum profeta é desprezado, a não ser na sua terra e na sua casa” (Mt 13.57). Tiago, o Justo, certa vez se ofendeu com a “sabedoria e (...) poderes miraculosos” de Jesus (Mt 13.54). Mas ele passou a ter fé após a ressurreição, quando Jesus lhe apareceu (1Co 15.7). Tiago então se tornou líder da Igreja Primitiva em Jerusalém, estando presente no Concílio registrado em Atos 15. Ali, Tiago reconheceu que Jesus era o Senhor conhecido “desde os tempos antigos” pelos profetas, que voltou para reedificar e restaurar “o tabernáculo caído de Davi”, “para que o restante da humanidade busque o Senhor, juntamente com todos os gentios” (At 15.16-18). “Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança” (Tg 1.2-3). Josefo e outros historiadores registram que Tiago foi martirizado por apedrejamento na década de 60 d.C. “Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1.12).

ORAÇÃO DO DIA:

Pai Celestial, pastor do teu povo, tu levantaste Tiago, o Justo, irmão de nosso Senhor, para liderar e orientar a tua Igreja. Concede que possamos seguir o seu exemplo de oração e reconciliação e sermos fortalecido pelo testemunho de sua morte; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e Rev. Dr. D. Richard Stuckwisch e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário