13/04/2013

Domingo do Bom Pastor: Oração de um pastor ao Bom Pastor



Ó Cristo, meu Deus, tu te inclinaste a mim, pobre ovelha perdida, para me levar sobre teus ombros (Lc 15.5), e me colocaste em pastos verdejantes (Sl 23.2). Tu saciaste a minha sede nas fontes da verdadeira doutrina por intermédio de teus pastores, dos quais tu mesmo foste Pastor antes de lhes confiar o teu rebanho... E agora, ó Senhor, tu me chamaste ... para servir os teus discípulos, não sei por que desígnio de tua Providência, pois só Tu o sabes.

Mas, Senhor, alivia o pesado fardo dos meus pecados que te ofenderam gravemente; purifica o meu espírito e o meu coração. Guia-me por caminhos retos (Sl 23.3), como uma lâmpada que me ilumina. Dá-me coragem para proclamar a tua Palavra; que a língua de fogo do teu Espírito (At 2.3) me dê uma língua perfeitamente livre e me torne sempre atento à tua presença.

Sê o meu pastor, ó Senhor, e sê comigo o pastor das tuas ovelhas, a fim de que o meu coração não se desvie nem para a direita nem para a esquerda. Que o teu Bom Espírito me guie pelo caminho reto, para que as minhas ações se realizem até ao fim segundo a tua vontade.


- São João Damasceno (c. 675-749), teólogo e escritor de hinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário