"São Marcos, o Evangelista" (1804-1809), de Vladimir Borovikovsky (1757-1825) |
Cor litúrgica: Vermelha
LEITURAS:
† Antigo Testamento: Isaías 52.7-10
† Salmo: Salmo 146 (antífona. v. 5)
† Epístola: 2 Timóteo 4.4-18
† Santo Evangelho: São Marcos 16.14-20
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, tu enriqueceste tua Igreja com a proclamação do Evangelho através do evangelista Marcos. Fazei com que possamos crer firmemente nestas boas novas e diariamente andar de acordo com a tua Palavra; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
São Marcos é o autor do segundo Evangelho, que ele compôs, segundo alguns Pais da Igreja, quando os cristãos de Roma lhe pediram para escrever a pregação do apóstolo São Pedro. Seu relato começa pela missão de João Batista, cuja “voz clama no deserto”. Daí ser representado com um leão aos seus pés ou por um leão alado, cujos rugidos faz estremecer o deserto. Esta simbologia vem das visões de João em Apocalipse (Cap. 4) e do profeta Ezequiel (Cap. 1 e 10). O leão, o boi, o homem e a águia que ali aparecem são utilizados para representar os quatro Evangelhos ou os quatro evangelistas.
Marcos, também conhecido como João Marcos, era originalmente de Jerusalém, onde a casa de sua mãe Maria fora o centro inicial da Igreja de Jerusalém (Atos 12.12). Ele foi trazido de Jerusalém a Antioquia por Paulo e Barnabé (Atos 12.25), de onde partiram na primeira viagem missionária. Quando Paulo e Barnabé estavam se preparando para ir para a segunda viagem missionária, Barnabé queria levar Marcos com eles novamente, mas Paulo se opôs porque Marcos os havia deixado durante a primeira viagem. Barnabé levou Marcos e foi para Chipre, enquanto que Paulo tomou a Silas como seu novo companheiro (Atos 15.37-40). Mais tarde, São Paulo reconciliou-se com Marcos, trabalhando juntos novamente (Colossenses 4.10; Filemom 24; 2 Timóteo 4.11). Finalmente, Marcos é encontrado trabalhando com Pedro em Roma (1 Pedro 5.13). A tradição diz que São Marcos foi fundamental na fundação da Igreja em Alexandria, tornando-se seu primeiro bispo e, também, que foi martirizado no dia da Páscoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário