15/12/2013

Evangelho Dominical – Terceiro Domingo no Advento

“João Batista na Prisão”, Christoph Weigel (1654-1725)

Evangelho segundo S. Mateus 11.2-15

11.2   João Batista estava na cadeia e, quando ouviu falar do que Cristo fazia, mandou que alguns dos seus discípulos
11.3   fossem perguntar a ele: — O senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?
11.4   Jesus respondeu: — Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo.
11.5   Digam a ele que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho.
11.6   E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim!
11.7   Quando os discípulos de João foram embora, Jesus começou a dizer ao povo o seguinte a respeito de João: — O que vocês foram ver no deserto? Um caniço sacudido pelo vento?
11.8   O que foram ver? Um homem bem vestido? Ora, os que se vestem bem moram nos palácios!
11.9   Então me digam: o que esperavam ver? Um profeta? Sim. E eu afirmo que vocês viram muito mais do que um profeta.
11.10   Porque João é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: “Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho.”
11.11   Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém quem é menor no Reino do Céu é maior do que ele.
11.12   Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo.
11.13   Até o tempo de João, todos os Profetas e a Lei de Moisés falaram a respeito do Reino.
11.14   E, se vocês querem crer na mensagem deles, João é Elias, que estava para vir.
11.15   Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.

Bíblia Sagrada - Nova Tradução na Linguagem de Hoje (SBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário