04/12/2013

São João Damasceno: Exposição sobre a fé


Vosso Pai, que está no céu, não quer que se perca um só destes pequeninos

Exposição sobre a fé

Vós me formastes, Senhor, do corpo de meu pai; Vós me formastes no ventre de minha mãe; Vós me fizestes sair à luz, menino e nu, porque as leis da natureza seguem sempre os vossos preceitos. Com a bênção do Espírito Santo preparastes a minha criação e a minha existência, não por vontade do homem, nem por desejo da carne (Jo 1.13), mas pela vossa graça inefável. Preparastes o meu nascimento com cuidado superior ao das leis naturais, fizestes-me sair à luz do dia adotando-me como vosso filho (Gl 4.5) e me contastes entre os filhos da vossa Igreja santa e imaculada.

Vós me alimentastes com o leite espiritual dos vossos ensinamentos. Vós me sustentastes com o vigoroso alimento do Corpo de Cristo, nosso Deus, Filho Unigênito, e me embriagastes com o cálice divino do seu Sangue vivificante que Ele derramou pela salvação de todo o mundo.

Porque vós, Senhor, nos amastes e nos destes o vosso único e amado Filho para nossa redenção, que Ele aceitou voluntária e livremente... E assim, Senhor Jesus Cristo, meu Deus, Vos humilhastes para me levardes aos ombros como ovelha perdida e me apascentastes em verdes pastagens (Sl 22.2); Vós me alimentastes com as águas da verdadeira doutrina por meio de vossos pastores, aos quais Vós mesmo alimentais, para que, por sua vez, alimentem a vossa grei, escolhida e nobre.

-- São João Damasceno (c. 676-749), teólogo e pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário