18/12/2014

18 de dezembro - Ó Adonai


Na segunda reflexão da série “Ó Vem, ó vem Emanuel”, a palavra a ser destacada é ADONAI. O texto da antífona é: “Ó Adonai/ guia da casa de Israel, / que aparecestes a Moisés na chama do fogo/ no meio da sarça ardente e lhe deste a lei no Sinai/ Vinde resgatar-nos pelo poder do Vosso braço”.

A palavra ADONAI em hebraico significa “Mestre” ou “Senhor”. Este termo enfatiza poder e autoridade. Mas também é o termo para o nome de Deus, pois, os judeus tinham um grande zelo pelo nome de DEUS, por esta razão, ao lerem o nome de Deus, com medo de pecar contra o segundo mandamento, substituíam por Adonai.

A antífona do “Ó” ADONAI, além de ser a antífona do Magnificat, também é atrelada ao hino “VENI EMANUEL”. Este hino é originalmente composto de sete estrofes, no entanto, no Hinário Luterano só consta três estrofes. Ou seja, a estrofe referente ao ADONAI não consta no Hinário Luterano: “Ó vem, ó vem Adonai! / Em grande glória no Monte Sinai/ Por entre nuvens como um rei/ Nos deste, Justo, a santa Lei! / Dai glória a Deus! Emanuel / virá em breve, ó Israel! /"


Rev. Elissandro Ribeiro da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário