19/12/2014

19 de dezembro - Ó Raiz de Jessé


As palavras destaques da terceira reflexão da série “Ó Vem, ó Vem Emanuel” são RAIZ DE JESSÉ. O texto da antífona é expresso nas seguintes frases: “Ó Raiz de Jessé/ erguida como estandarte dos povos, / em cuja presença os reis se calarão/ e a quem as nações invocarão, / Vinde libertar-nos; não tardeis jamais.

A antífona “O” Raiz de Jesse seria observada no dia 19 de dezembro considerando que tais antífonas sejam usadas na ordem da Véspera do período entre 17 a 23 de dezembro. O texto base para a reflexão é Isaías 11. 1–5, 10–11.

A estrofe do hino "Veni Emmanuel", "Ó Vem, ó Vem Emanuel" correspondente a esta antifona é: "Ó vem, Rebento de Jessé,/e aos filhos teus renova a fé;/ que o diabo possa derrotar/ e sobre a morte triunfar!/ Dai glória a Deus! Emanuel / virá em breve, ó Israel!/"


Pequeno estudo sobre o termo Raiz de Jessé

O título “Raiz de Jessé” enfatiza que Cristo é o legitimo herdeiro do trono do Rei Davi, sendo o cumprimento da promessa feita a Abraão e renovada em Davi, sendo que tal verdade também é ratificada através da genealogia que São Mateus apresenta no primeiro capítulo de seu Evangelho: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.” Jesus Cristo é a raiz de Jessé, o renovo prometido.

O termo hebraico para “Radix Jessé” é netzer, no entanto, outros profetas utilizaram outros diferentes termos hebraicos para referir-se a mesma promessa. A promessa, apesar de usar diferentes termos, tem o mesmo padrão: a árvore, os descendentes de Davi, são destruídos pelo pecado, no entanto, Deus envia seu poderoso renovo, perdão dos pecados. Através deste renovo Deus habitaria com seu povo para sempre.

Antes de analisar alguns textos que usam a expressão renovo, raiz, faz-se necessário perguntar quem é Jessé. Ele é o pai do rei Davi. Ao ler a história do segundo rei de Israel, veremos que Deus mandou que o profeta Samuel fosse a casa de Jessé para que ungisse o novo rei de Israel, a saber, Davi.

A leitura indicada para o dia é de Isaías 11.1-3; 10-12. Nesta profecia de Isaías encontramos a descrição deste renovo enviado por Deus. E se olharmos todos os versículos desta seção, 1-10, veremos que este renovo não impactaria somente a história povo de Deus, mas modificaria a história de todos os povos, pois, tornaria todos os povos um único povo pela fé em Jesus.

O apóstolo Paulo em Romanos 15.12 vai citar a profecia de Isaías a aplicá-la a Jesus Cristo. O contexto de Romanos mostra Cristo acolhendo a todos, inclusive os gentios, e que tal promessa já havia sido anunciada por Isaías.

No Antigo Testamento, outros textos falam da raiz de Jessé, do renovo enviado por Deus. No quarto capítulo de seu livro, versículos 2-6, o profeta descreve o reinado deste renovo do Senhor. Outra profecia de Isaias que trata do renovo, da raiz de Jessé não traz o termo explicito, mas que fala sobre governo e trono de Davi (Isaías 9.7).

Em Jeremias 23.5-6 também se anuncia a vinda do Messias com a mesma linguagem usada por Isaías. Deus promete que levantará um renovo justo e nos dias deste renovo tanto Judá, como Israel seriam salvos. Este renovo é descrito como rei justo e sobre seu governo reinará a justiça.

Não somente nos escritos do Antigo Testamento e em Romanos que temos Cristo pintado como a raiz de Jessé, em Apocalipse também verificamos a mesma referência, o mesmo título. Em Apocalipse 5.5, nos versículos anteriores, verificamos que são João estava chorando por que não havia ninguém que era digno de abrir o livro selado. Mas João não ficou chorando, pois, um dos anciãos, que faziam parte da corte celestial, intervém na cena e aponta que Cristo, a raiz de Davi, venceu e Ele é digno abrir o livro.
Continuando em Apocalipse, Jesus, no final deste livro, num discurso direto, apresenta-se como raiz e o descendente de Davi: “Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.” (Ap 22.16).

Jesus é a raiz de Jessé. É interessante observar que neste termo cristológico, Jesus é ligado diretamente a Jessé e não a Davi. Em outras palavras, Cristo é o novo Rei Davi, um rei justo e salvador.



Rev. Elissandro Ribeiro da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário