02/02/2020

A Purificação de Maria e a Apresentação de Nosso Senhor (2 de fevereiro)


1 Samuel 1.21–28
Hebreus 2.14–18
Lucas 2.22–32 [33–40]


Deus nos concede a dádiva de um Menino para destruir a morte

O Senhor abriu o ventre estéril de Ana e lhe deu a dádiva de um filho pelo qual ela havia orado e, em grata resposta, ela apresentou e ofertou o seu filho Samuel para o serviço do Senhor. “Por todos os dias que viver, será dedicado ao Senhor” (1Sm 1.28). Assim também fizeram Maria e José, apresentando o Menino prometido na Queda, nascido do ventre de uma virgem. A verdadeira oferta não eram as rolinhas ou os pombinhos (Lc 2.24), mas o Menino que eles carregavam no colo. Esse Menino veio “para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos os que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida” (Hb 2.14b-15). Simeão e Ana exultaram pela libertação concedida mediante Seu advento em nossa carne e pela promessa do que Ele faria no serviço a Deus “para fazer propiciação pelos pecados do povo” (Hb 2.17b). Nós também exultamos, pois também podemos enfrentar a morte sem medo e se “despedir em paz” (Lc 2.29) quando chegar a nossa hora.

ORAÇÃO DO DIA:

Deus todo-poderoso e sempre vivo, assim como teu Filho unigênito foi neste dia apresentado no Templo na substância da sua carne, concede que possamos ser apresentados a ti com corações puros e limpos; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário