Gênesis 3.1-21
Salmo 32.1-7
Romanos 5.12-19
Mateus 4.1-11
O Senhor Jesus Cristo é o nosso defensor contra Satanás
Após seu batismo, “Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mt 4.1). Ao mesmo tempo em que ele toma sobre si a maldição do nosso pecado e confronta o inimigo, ele também confia na voz de seu Pai e espera de suas mãos todas as coisas. O diabo questiona a filiação de Jesus, mas o Filho amado permanece fiel e vive “de toda Palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4). Com paciência Jesus sofre a fome em sua carne mortal, volta ao pó da terra do qual o homem foi formado e com suas fadigas traz sustento para todos os filhos dos homens (Gn 3.17-19). No suor do seu rosto comemos o fruto da sua Cruz e até a nossa nudez é coberta por sua justiça. Se a transgressão do primeiro homem, Adão, trouxe a escravidão da morte a todas as pessoas, “muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos” (Rm 5.15). Sua justa obediência concede “graça sobre todos para a justificação que dá vida” (Romanos 5.18).
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Senhor Deus, que conduziste o teu povo antigo através do deserto e o levaste à terra prometida, guia o povo da tua Igreja para que, seguindo nosso Salvador, possamos andar através do deserto deste mundo em direção à glória do mundo que está por vir; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: O Diabo tentando Cristo a transformar pedras em pães (1685), por Luca Giordano (1634–1705)
Nenhum comentário:
Postar um comentário