22/11/2020

Último Domingo do Ano da Igreja - 22 de novembro de 2020 (Ano A - Próprio 29)

Ezequiel 34.11-16, 20-24
Salmo 95.1-7a
1 Coríntios 15.20-28
Mateus 25.31-46


Através da Cruz de Cristo entramos no reino de nosso Deus e Pai

Quando o Senhor Jesus crucificado e ressuscitado vier para julgar os vivos e os mortos, "ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas" (Mt 25.32). "Aos que estiverem à sua direita", que foram crucificados e ressuscitados com Ele através do arrependimento e fé em seu Evangelho, Ele concederá o bendito Reino de seu Pai (Mt 25.34). Tendo sido justificados pela sua graça, eles viveram para a justiça em Deus (Mt 25.35-40.). Mas "aos que estiverem à sua esquerda", que confiaram em si mesmos e desprezaram seu próximo, serão apartados "para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mt 25.41). Até aquele dia, o Senhor procura por suas ovelhas, “como o pastor busca o seu rebanho" (Ez 34.11-12). Através de sua pregação de arrependimento, Ele disciplina cabritos e ovelhas soberbas, “a gorda e a forte", mas através da pregação do perdão Ele alimenta a "ovelha magra", resgata a perdida, cura a ferida e fortalece a enferma (Ez 34.16, 20). Desta forma nosso Senhor destrói o poder da morte nos filhos de Adão através da sua cruz, de modo que "todos serão vivificados em Cristo" através de sua ressurreição (1 Co 15.20-26).

ORAÇÃO DO DIA:

Eterno Deus, misericordioso Pai, que escolheste teu Filho como juiz dos vivos e dos mortos, capacita-nos a esperar pelo dia da sua volta com nossos olhos fixos no Reino preparado por ti mesmo desde a fundação do mundo; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário