07/11/2020

Vigésimo Terceiro Domingo após Pentecostes - 8 de novembro de 2020 (Ano A – Próprio 27)

Amós 5.18-24
Salmo 70
1 Tessalonicenses 4.13-18
Mateus 25.1-13


O Evangelho nos prepara para a vinda do nosso Noivo celestial

“O dia do Senhor será um dia de trevas e não de luz” (Am 5.18, 20) para aqueles que confiam em sua própria justiça e piedade. O Senhor não aceitará seus “holocaustos e ofertas de cereais”, nem olhará para suas “ofertas pacíficas” (Am 5.22). Em vez disso, o Senhor deseja um coração de fé que confia nele, que deixa correr “o juízo como as águas, e a justiça, como um ribeiro perene” (Am 5.24) de amor ao próximo. Para que as “lamparinas” de nossa vida brilhem com este amor, devemos estar cheios do “óleo” do perdão por intermédio da fé em nosso Noivo, Jesus Cristo (Mt 25.1–4). Por isso, enquanto aguardamos a vinda do Noivo, a prudência nos encaminha aos ministros de seu Evangelho, a fim de que estejamos preparados através da pregação do arrependimento e do perdão dos pecados (Mt 25.9). Desta forma, esperamos no Senhor e consolamos “uns aos outros com estas palavras” (1Ts 4.18). Acordados ou dormindo, estamos preparados para encontrar o Noivo quando for “dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus”, e então “estaremos para sempre com o Senhor” (1Ts 4.16, 17).

ORAÇÃO DO DIA:

Senhor Deus, Pai celestial, envia teu Filho para levar para casa sua noiva, a Igreja, a fim de que, com toda a companhia dos redimidos, possamos finalmente entrar em tua festa eterna de casamento; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Ludwig Vogel, As virgens sábias e as virgens tolas (c. 1868)

Nenhum comentário:

Postar um comentário