15/11/2020

Vigésimo Quarto Domingo após Pentecostes - 15 de novembro de 2020 (Ano A – Próprio 28)

Sofonias 1.7-16
Salmo 90.1-12
1 Tessalonicenses 5.1-11
Mateus 25.14-30

A dádiva do perdão divino nos leva a perdoar o próximo

O grande Dia do Senhor “está perto e vem chegando depressa” e aquele dia será um “dia de angústia e tribulação, dia de ruína e destruição” (Sf 1.14, 15). O Senhor e castigará aqueles que “dizem no seu coração: ‘O Senhor não faz bem nem faz mal.’” e todos aqueles que “enchem de violência e engano a casa dos seus senhores” (Sf 1.9, 12). Todas as suas obras e esforços serão em vão, pois “construirão casas, mas não habitarão nelas; plantarão vinhas, mas não beberão o vinho” (Sf 1.13). Mas aquele que teme, ama e confia no Senhor é seu “servo bom e fiel” (Mt 25.21). Os servos do Senhor vivem pela fé no dom gratuito do perdão divino e multiplicam os talentos do Senhor em amor e perdão para com ao próximo, de forma que o Senhor ajusta contas com estes servos fiéis através do gracioso acerto de seu Evangelho (Mt 25.19). Da mesma forma, “Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.9). Portanto, vamos nos revestir “da couraça da fé e do amor” em nossas relações uns com os outros (1 Ts 5.8).

ORAÇÃO DO DIA:

Deus Todo-poderoso e sempre vivo, que fizeste promessas extraordinariamente grandes e preciosas àqueles que confiam em ti, afasta de nós as obras das trevas e concede-nos viver na luz de tu Filho Jesus Cristo, a fim de que nossa fé nunca esteja ausente; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Parábola dos Talentos (2013), por Andrei Nikolayevich Mironov (pintor russo, nascido em 1975)

Nenhum comentário:

Postar um comentário