15/07/2014

Comemoração de Santa Olga e São Vladimir, primeiros governantes cristãos da Rússia – 15 de julho

Mosaico de Vladimir e Olga (séc. XIX). na Catedral de Santo Isaac, São Petersburgo, Rússia.
Olga (ou Helga), nascida por volta de 890, foi esposa do príncipe Igor da Rússia e depois de sua morte, em 945 foi regente de seu filho. Em 957, Olga visitou Constantinopla, tornando se cristã logo depois. No entanto, não obteve sucesso na conversão de seu filho ou de um número significativo de compatriotas. Ela morreu em 969, provavelmente no dia 11 de julho.
Vladimir, bisneto de Rurik I (o mítico fundador do Estado russo), neto de Olga e o mais novo dos três filhos de Sviatoslav I de Kiev, nasceu em 956 e se tornou Príncipe de Novgorod em 970. Em 972 seu pai morreu e os três filhos lutaram pela coroa. Vladimir subiu ao trono de Kiev em 980 após vencer seu irmão Yaropolk com o apoio Viking, expandindo seu império através de uma série de conquistas.
Vladimir interessou-se pela religião e começou a estudar o Evangelho, recebendo o Santo Batismo em 989. Casou-se depois com a princesa Ana Porfirogênita, irmã do imperador bizantino Basílio II.
Vladimir levou seu compromisso cristão a sério, e sob seu governo a cristianização da Rússia avançou rapidamente. Descartou sua antiga coleção de mulheres e amantes pagãs, destruiu ídolos e templos pagãos, construiu igrejas, mosteiros e escolas, trouxe missionários gregos para educar o seu povo, aboliu ou restringiu grandemente a pena de morte e deu generosos donativos aos pobres. Ao converter o seu povo, no entanto, Vladimir recorreu a métodos militares (toda a sua vida ele sobreviveu lutando) e algumas de suas ex-esposas pagãs e seus filhos levantaram uma rebelião armada contra ele, no curso da qual foi morto perto de Kiev, em 15 de julho de 1015. Ele e sua avó Olga são honrados como os fundadores do cristianismo russo.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, que chamaste a tua serva Olga e seu neto Vladimir para um trono terreno a fim de que eles pudessem avançar teu reino celestial, e deu-lhes o zelo pela tua Igreja e amor pelo teu povo, concede misericordiosamente que nós, que os comemoramos neste dia, sejamos fecundos em boas obras e alcancemos a gloriosa coroa de teus santos; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário