Mosaico de Vladimir e Olga (séc. XIX). na Catedral de Santo Isaac, São Petersburgo, Rússia. |
Vladimir, bisneto de Rurik I (o mítico fundador do Estado russo), neto de Olga e o mais novo dos três filhos de Sviatoslav I de Kiev, nasceu em 956 e se tornou Príncipe de Novgorod em 970. Em 972 seu pai morreu e os três filhos lutaram pela coroa. Vladimir subiu ao trono de Kiev em 980 após vencer seu irmão Yaropolk com o apoio Viking, expandindo seu império através de uma série de conquistas.
Vladimir interessou-se pela religião e começou a estudar o Evangelho, recebendo o Santo Batismo em 989. Casou-se depois com a princesa Ana Porfirogênita, irmã do imperador bizantino Basílio II.
Vladimir levou seu compromisso cristão a sério, e sob seu governo a cristianização da Rússia avançou rapidamente. Descartou sua antiga coleção de mulheres e amantes pagãs, destruiu ídolos e templos pagãos, construiu igrejas, mosteiros e escolas, trouxe missionários gregos para educar o seu povo, aboliu ou restringiu grandemente a pena de morte e deu generosos donativos aos pobres. Ao converter o seu povo, no entanto, Vladimir recorreu a métodos militares (toda a sua vida ele sobreviveu lutando) e algumas de suas ex-esposas pagãs e seus filhos levantaram uma rebelião armada contra ele, no curso da qual foi morto perto de Kiev, em 15 de julho de 1015. Ele e sua avó Olga são honrados como os fundadores do cristianismo russo.
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Deus, que chamaste a tua serva Olga e seu neto Vladimir para um trono terreno a fim de que eles pudessem avançar teu reino celestial, e deu-lhes o zelo pela tua Igreja e amor pelo teu povo, concede misericordiosamente que nós, que os comemoramos neste dia, sejamos fecundos em boas obras e alcancemos a gloriosa coroa de teus santos; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário