23/07/2014

Enquanto os homens dormem o inimigo semeia o joio

“O inimigo semeando ervas daninhas” (c. 1540), pintura no Altar de Mömpelgarder, atualmente no Museum Kunsthistorisches, em Viena.

 

A parábola do Evangelho do Sexto Domingo após Pentecostes nos conta que "um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se" (Mt 13.24-25).

De acordo com Lutero, o nosso Salvador retrata aqui "o espalhamento que Satanás faz de sua semente, enquanto o povo dorme, e ninguém vê que o fez, e mostra como Satanás se adorna e se disfarça para que não seja tomado como Satanás." (Postila da Igreja de 1525).

São João Crisóstomo escreve em suas Homilias sobre São Mateus que "Cristo disse-nos isto para que aprendamos a não nos deixarmos adormecer [...], donde a necessidade de uma vigilância permanente. É por isso que Ele diz: 'Aquele que se mantiver firme até ao fim será salvo' (Mt 10.22)".

C. F. W. Walther nos lembra "que quanto mais perto chegamos do Último Dia, mais ardilosamente nosso inimigo maligno tentará nos iludir a pensar que o tesouro da Palavra é incerto e suspeito. Vamos, então, estar em guarda! Nossa aderência à Palavra é crucial para a nossa salvação." (God grant it: daily devotions from C.F.W. Walther, pág. 489).

Nenhum comentário:

Postar um comentário