19/07/2014

Sermão de Lutero sobre a Parábola do Joio

Ilustração da Parábola do Joio (Mateus 13) na Postila de Matinho Lutero intitulada “Kercken Postilla, dat ys, Vthlegginge der Epistelen vnd Euangelien, an de Söndagen vnde vornemesten Festen” (1563). Descrição. Jesus conta a parábola do joio aos seus discípulos e o diabo semeia ervas daninhas com a boa semente. Aquele que plantou as sementes boas dorme.
O Evangelho que lemos hoje também ensina com essa parábola que nosso livre-arbítrio equivale a nada, visto que a boa semente é semeada apenas por Cristo, e Satanás pode semear apenas a semente do mal; como vimos também que o campo de si mesmo produz somente joio, que o gado come, embora o campo os receba e fique verde, como se fossem trigo. Da mesma forma, os falsos cristãos entre os verdadeiros não são de nenhuma utilidade, senão para alimentar o mundo e ser comida para Satanás, e são tão belamente verdes e hipócritas, como se fossem apenas os santos, e mantém o lugar na Cristandade que pertence a eles; e por nenhuma outra razão senão esta: eles se gloriam de ser cristãos e estar entre os cristãos na igreja de Cristo, embora vejam e confessem que vivem vidas ímpias.
Nisso o Salvador retrata aqui também o espalhamento que Satanás faz de sua semente, enquanto o povo dorme, e ninguém vê que o fez, e mostra como Satanás se adorna e se disfarça para que não seja tomado como Satanás. Como experimentamos quando o Cristianismo foi plantado no mundo, Satanás colocou no seu meio falsos mestres. As pessoas pensam aqui com segurança que Deus está entronizado sem um rival, e que Satanás está à milhas de distância, e ninguém vê nada exceto como eles ostentam a Palavra, o nome e a obra de Deus. Esse curso se prova belamente eficaz. Mas quando o trigo cresce, então vemos o joio, isto é, se formos cuidadosos com a Palavra de Deus e ensinarmos a fé; vemos que ele produz fruto, então vagueia e o antagoniza, e deseja se assenhorear do campo, e teme que somente trigo cresça no campo, e seus interesses sejam ignorados.
Então a igreja e o pastor se assombram; mas não lhes é permitido fazer julgamento, e avidamente desejam interpretar tudo como bom, visto que tais pessoas portam o nome de cristãos. Mas é evidente que elas são joio e semente perversa, se extraviaram da fé e caíram, confiando nas obras. Os santos lamentam por causa disso diante do Senhor, orando com sinceridade de espírito. Pois o semeador da boa semente diz novamente, eles não devem arrancar o joio pela raiz, isto é, devem ter paciência, e suportar tal blasfêmia, e encomendar tudo a Deus; pois embora o joio estorve o trigo, todavia, o primeiro torna o último mais belo de se contemplar, comparado com o joio, como S. Paulo também diz em 1 Co 11.19: "E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós". Isso é suficiente sobre o texto de hoje.

-- Sermão do bem-aventurado Martinho Lutero, para o Quinto Domingo após Epifania (S. Mateus 13.24-30) publicado em sua (Postila da Igreja de 1525). 

Fonte: The Sermons of Martin Luther (Grand Rapids: Baker Book House, p. 103-104)

Nenhum comentário:

Postar um comentário