21/08/2014

Décimo Primeiro Domingo após Pentecostes – 24 de agosto de 2014 (Próprio 16 – Ano A)

Pintura do séc. XVIII ilustrando a profissão de fé de Pedro segundo o evangelho de São Mateus (Igreja Saint-Barthélemy na cidade francesa de Cahors)

O Senhor Jesus Cristo é o Filho do Deus Vivo 

Jesus perguntou aos discípulos: "E vós, quem dizeis que eu sou?" (Mt 16.15.). A questão também é direcionada a nós: Quem você diz que Ele é? O entendimento humano não revela isso a nós, mas através do ministério do Evangelho, o Pai que está nos céus revela o Seu Filho a nós aqui na terra, o qual se tornou carne e sofreu a morte pela nossa salvação. Assim, cremos e confessamos que Ele é "o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mt 16.16). Assim como Ele morreu por causa das nossas transgressões e ressuscitou para nossa justificação, Ele nos liberta de todos os nossos pecados e preserva a nossa vida dentro da sua Igreja, contra a qual até mesmo "as portas do inferno não prevalecerão" (Mt 16.18-19.). Sua salvação é para sempre e a Sua "justiça não será anulada" (Is 51. 6). Ele nos conforta com o Evangelho em Sua Igreja, de modo que "gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia" (Is 51.3). Por isso, "segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um" (Rm 12.3), também oferecemos a nós mesmos como "sacrifício vivo, santo e agradável a Deus" (Rm 12: 1.) por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Cor litúrgica: Verde

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Isaías 51.1-6
† Salmo: Salmo 138 (antífona v. 8a)
† Epístola: Romanos 11.33-12.8
† Santo Evangelho: S. Mateus 16.13-20

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, conhecer a ti é ter a vida eterna. Concede-nos conhecer a teu filho Jesus como o caminho, a verdade e a vida, pra que possamos confessar com coragem que ele é o Cristo e fielmente seguir no caminho que leva à vida eterna; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário