27/04/2017

A bendita primazia da verdade evangélica


“A Confissão de Augsburgo deixa perfeitamente claro o que é primário e o que é secundário: “Porque para a verdadeira unidade da igreja cristã é suficiente que o evangelho seja pregado unanimemente de acordo com a reta compreensão dele e os sacramentos sejam administrados em conformidade com a palavra de Deus. E para a verdadeira unidade da igreja cristã não é necessário que em toda a parte se observem cerimônias uniformes instituídas pelos homens.” (CA VII, 2,3, texto alemão)
A bendita primazia da verdade evangélica, da doutrina dada por Deus, doctrina divina, é enfatizada pela Igreja da Confissão de Augsburgo como como nenhuma outra. Ritual e constituição são fundamentais para Roma e para a Ortodoxia Oriental - e talvez a ética para o Calvinismo - de uma forma que essas coisas jamais podem ser fundamentais para a Igreja Luterana, cuja forma distintiva moderna foi concebida em Teses, nasceu de uma Confissão e desmamou em uma Fórmula!”

- Rev. Dr. Kurt Erik Marquart (1934-2006), em “Liturgy and Dogmatics” (Concordia Theological Quarterly​ 67:2 (abr. 2003), p. 188)

Nenhum comentário:

Postar um comentário