16/04/2017

Vigília Pascal realizada na Congregação Evangélica Luterana Paz de Ponta Grossa/ Paraná



VIGÍLIA PASCAL[1]
A vigília pascal consiste de quatro ofícios: o Ofício da Luz, o Ofício da leitura; ofício do Santo Batismo e o Ofício da Santa Comunhão.

Ofício da Luz
P Meus irmãos Meus irmãos e minhas irmãs. Nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, nós nos reunimos em vigília e oração. Esta é a Páscoa do Senhor, na qual, ao ouvir a sua palavra e celebrar os sacramentos, participamos da sua vitória sobre a morte.
Bênção do fogo
P Oremos: Ó Deus, que pelo vosso Filho trouxestes àqueles que creem o clarão da vossa luz, santificai T este fogo novo. Concedei que a festa da Páscoa acenda em nós tal desejo do céu, que possamos chegar purificados à festa da luz eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Círio Pascal é acesso
P A Cristo ontem e hoje – Princípio e o Fim – Alfa e Ômega – a Ele o tempo – e a eternidade – a glória e o poder – pelos séculos sem fim. Amém. Que a luz de Cristo, o nosso Salvador que ressurgiu em glória, dissipe as trevas de nosso coração e nossa mente. Amém.

Processional com o círio pascal
1.                        P Luz de Cristo.                       C Demos graças a Deus.
2.                        P Luz de Cristo.                       C Demos graças a Deus.
3.                        P Luz de Cristo.                       C Demos graças a Deus.

Exultet[2]

P Exulte de alegria a multidão dos anjos, / Exultem de Deus os ministros; / soe a triunfal trombeta, / Esta vitória de um tão grande Rei!/ Alegra-te também, ó terra nossa / Que em tantas luzes agora resplandeces, / Vê como foge do universo a treva, / Enquanto fulge a luz do eterno Rei! Alegra-te também, ó Igreja, / Ornada inteira de esplendor divino, / Escuta como vibra neste templo / A aclamação do povo!
P O Senhor seja convosco                           
C E com o teu espírito.
P Levantai os vossos corações.                    
C Levantemo-los ao Senhor.
P Demos graças ao Senhor nosso Deus.  
C Assim fazê-lo é digno e justo.
P É verdadeiramente nosso dever / proclamar, com todo o fervor da nossa alma, / louvores a Ti, Deus invisível, Pai todo-poderoso, / e a teu único Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor, / que nos resgatou pela sua morte / e por nós pagou a divida do pecado de Adão.
C Porque esta é a Páscoa do verdadeiro Cordeiro de Deus, por cujo sangue todos os fiéis são santificados e salvos.
P Esta é a noite em que outrora salvaste os nossos pais, libertando da escravatura o povo de Israel, fazendo-o atravessar o mar a pé enxuto.
C Esta é a noite em que Jesus Cristo venceu o inferno e Se ergueu do túmulo, triunfante.
P Esta é a noite que liberta do pecado todos os que n'Ele crerem e os restitui à graça e à santidade. Esta é a noite bendita entre todas as noites, quando a maldade é posta em fuga, os pecados são remidos, a inocência perdida é recuperada e a alegria é devolvida aos tristes,
C Ó noite verdadeiramente feliz, em que Céu e Terra se unem e o mundo é reconciliado com Deus.
P Por isso, Pai santo, em noite de tanta alegria, aceita este nosso sacrifício de louvor., solene oblação da tua Igreja. E concede que este círio pascal, faça das nossas trevas luz, porque Cristo, a Estrela da Manhã, ressuscitou e jamais conhecerá ocaso, Ele que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Ofício da leitura
Hino: HL 100/ Ls 38;
P_Meus irmãos tendo iniciado solenemente esta vigília, ouçamos no recolhimento desta noite a Palavra de Deus. Vejamos como Deus salvou outrora o seu povo e nestes últimos tempos enviou seu Filho como Redentor. Peçamos que o nosso Deus leve à plenitude a salvação inaugurada na Páscoa.

Primeira Leitura do Antigo Testamento: Gênesis 1.-2; 26-31ª
P_Narra-se a criação de Adão por Deus. Nesta noite celebramos a nossa nova  criação em Jesus Cristo, o Qual sobre nós sopra o Espírito Santo.
1 No princípio, criou Deus os céus e a terra. 2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. 26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra./ 27   Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou./ 28   E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. / 29   E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento./ 30   E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez./ 31   Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.
P_Deus todo-poderoso, criaste o homem de modo maravilhoso, e ainda mais maravilhosamente o redimiste: conduz-nos às alegrias eternas que para nós preparaste mediante o sacrifício de Cristo, nossa Páscoa, o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo,  um só Deus, para todo o sempre. Amém.

Segunda Leitura do Antigo Testamento: Gênesis 22
P Deus fez uma grande promessa para Abraão e lhe prometeu uma grande descendência. Mas como ter uma grande descendência sem filhos. Deus concedeu um filho e agora pede que este filho seja sacrificado. Ouçamos a leitura de como Deus providenciou um substituto:
1 Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!/ 2   Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei./ Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? / 8   Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. / 9 Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; / 10   e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. / 11   Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!/ 12   Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. / 13   Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. / 15   Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão / 16   e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, / 17   que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos,/ 18   nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz./
P Oremos:  Ó Deus, Pai de todos os fiéis, vós multiplicais por toda a terra os filhos da vossa promessa, derramando sobre eles a graça da filiação e, pelo mistério pascal, tornais vosso servo Abraão pai de todos os povos, como lhe tínheis prometido. Concedei, portanto, a todos os povos a graça de corresponder ao vosso chamado. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Terceira Leitura do Antigo Testamento: Êxodo 14.11-16; 21-22
P Por ocasião da fuga do Egito empreendida pelos israelitas, Deus conduziu-os através das águas do Mar Vermelho, no qual os seus perseguidores egípcios foram aniquilados; é uma prefiguração da nossa própria libertação através das águas do batismo.
Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? / 12   Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. / 13   Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. / 14   O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. / 15   Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. / 16   E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. 21 Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. / 22   Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda.
P_Oremos: Ó Deus, assim como livraste o teu povo Israel da servidão de Faraó, guiando teus Filhos com segurança através das águas do mar, fazendo disso um símbolo do batismo, concede que sejamos fiéis à tua promessa batismal, e que vivamos na graça sacramental, para que te amemos perfeitamente, e magnifiquemos o Teu Santo nome. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Quarta leitura do Antigo Testamento: Êxodo 24.3-8
P No Monte Sinai, Deus estabeleceu os israelitas como seu povo escolhido, fazendo com ele uma aliança.  Esta primeira aliança foi selada com o sangue do sacrifício de animais. A nova aliança viria a ser selada no sangue do Cordeiro de Deus.
3 Veio, pois, Moisés e referiu ao povo todas as palavras do SENHOR e todos os estatutos; então, todo o povo respondeu a uma voz e disse: Tudo o que falou o SENHOR faremos./ 4 Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR e, tendo-se levantado pela manhã de madrugada, erigiu um altar ao pé do monte e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel. / 5 E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram ao SENHOR holocaustos e sacrifícios pacíficos de novilhos. / 6 Moisés tomou metade do sangue e o pôs em bacias; e a outra metade aspergiu sobre o altar. / 7 E tomou o livro da aliança e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o SENHOR faremos e obedeceremos. / 8 Então, tomou Moisés aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR fez convosco a respeito de todas estas palavras.
P_Pai onipotente, sem a tua graça não podemos obedecer a tua Lei; enche os nossos corações de amor por Ti, para que possamos guardar os teus mandamentos e fazer sempre a tua vontade. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Quinta leitura do Antigo Testamento: Ezequiel 36.24-28
P Deus prometeu purificar o povo de Israel, renovar o seu coração e o seu espírito, e constituí-lo seu próprio povo. Não fez isso unicamente por amor dele, mas para que, mediante esse povo, o mundo chegasse ao conhecimento de Deus.
24 Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra.  / 25 Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. / 26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. / 27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. / 28 Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
P Oremos: Deus todo-poderoso, já que nos escolheste para ser o teu próprio povo, arranca os nossos corações de pedra, e dá-nos corações de carne, para que em nós se revele a tua santidade.  Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Gloria in Excelsis
P Nesta santíssima noite nosso Salvador Jesus Cristo, o Senhor, quebrou o poder da morte, e trouxe à luz a vida e a salvação para toda a criação pela sua ressurreição. Louvemos ao Senhor, que em verdade cumpre a sua Palavra. O sol da justiça brilha sobre nós que estávamos nas trevas e na sombra da morte.
P Glória de Deus nas alturas;
C_E na terra paz, boa vontade para com os homens. Nós te louvamos, bendizemos, adoramos, nós de glorificamos e te damos graças por tua grande glória, ó Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai onipotente. Ó Senhor, unigênito Filho, Jesus Cristo;  ó Senhor, Cordeiro de Deus, Filho do Pai, que tiras os pecados do mundo, tem compaixão de nós. Tu que tiras os pecados do mundo, recebe a nossa deprecação. Tu, que estás sentado à mão direita de Deus Pai, tem compaixão de nós. Porque só tu és santo, só tu és o Senhor. Só tu, ó Cristo, juntamente com o Espírito Santo, és o Altíssimo na glória de Deus Pai. Amém.
P O Senhor seja convosco                                      
C E com o Teu Espírito.
Ó Deus, que iluminais esta noite santa com a glória da ressurreição do Senhor, despertai na vossa Igreja o espírito filial, para que, inteiramente renovados, vos sirvamos de todo coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Sexta leitura do Novo Testamento: A Epístola
P Amados no Senhor, nesta santíssima noite a igreja do nosso Senhor Jesus Cristo transborda de alegria pelo Evangelho da sua gloriosa e poderosa ressurreição dos mortos. Diz o apóstolo Paulo na carta aos Romanos 6.3-11
Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?/ 4   Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida./ 5   Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, 6   sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;/ 7   porquanto quem morreu está justificado do pecado./ 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,/ 9   sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele./ 10   Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus./ 11   Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.

Sétima Leitura do Novo Testamento: O Evangelho

C Aleluia! Aleluia! Aleluia!
P Aleluia! Cristo acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre. Aleluia!
C Aleluia! Aleluia! Aleluia!
P Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
C Glorias a ti, Senhor
No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. / 2 E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela. / 3 O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve. / 4 E os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos. / 5 Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. / 6 Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia. / 7 Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. É como vos digo! / 8 E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos. / 9 E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. / 10 Então, Jesus lhes disse: Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galiléia e lá me verão.
C Glorias a ti, ó Cristo.
C Aleluia! Aleluia! Aleluia!
P Aleluia! Cristo acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre. Aleluia!
C Aleluia! Aleluia! Aleluia!

HINO HL 110                                                                         

SERMÃO 

P Aleluia! Cristo ressuscitou!    C Ele verdadeiramente ressuscitou! Aleluia!

Ofício Batismal

Hino: HL 318: a primeira estrofe;
P No santo batismo recebemos o perdão dos pecados e uma nova vida com Jesus Cristo, o Senhor. Renunciamos solenemente o diabo e todas as suas obras e todo o seu procedimento, e confessamos o dom da fé em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Reafirmemos esta nossa fé e confessemos a nossa fé no Deus Triúno.
P Renuncias ao diabo, todas as suas obras e todo o seu procedimento? C Sim, renunciamos.
P Credes em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo? Confessemos a nossa fé com palavras do Credo Apostólico.
P É vosso sincero e firme propósito de continuar firmemente nesta fé e na promessa do vosso batismo, e como membro da igreja fazer uso abundante dos meios da graça?
C Sim, com a graça de Deus.
P Deus onipotente e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos regenerou pela água e pelo Espírito Santo, e vos perdoou todos os vossos pecados, vos fortaleça com sua graça para a vida eterna.

Quinto momento: Santa Ceia

P O Senhor seja convosco.
C E com teu Espírito
P Levantai os vossos corações.
C Levantemo-lo ao Senhor
P Demos graças ao Senhor nosso Deus
C Assim fazê-lo é digno e justo.
P É verdadeiramente digno, cantando:
Sanctus
Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos Exércitos. Os céus e a terra estão cheios de sua glória. Hosana, hosanas, hosanas nas alturas! T Bendito, T bendito, T bendito aquele que vem em nome do Senhor. Hosana, hosanas, hosanas nas alturas!
Pai Nosso
                                
Palavras da Instituição (Verba Testamenti)
Pax Domini:
P A Paz do Senhor seja convosco para sempre!        C Amém
Agnus Dei:
C Cordeiro Divino, morto pelo pecador, sê compassivo. / Cordeiro Divino, morto pelo pecador, sê compassivo. / Cordeiro Divino, morto pelo pecador, a paz concede. Amém. /
Distribuição                                               
Hino de pós-comunhão (HL 264)
A Deus louvemos e lhe bendigamos/ por nos ter alimentado/ com o seu corpo e sangue, confiamos/ nesse dom abençoado/ Kyrie eleison! / O Jesus, teu corpo sagrado, / pela Virgem mãe à luz dado, / e o teu sangue também/ livrem-nos do mal. Amém. Kyrie eleison!
Ação de graças
P Todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice:
C Anunciais a morte do Senhor até que venha.
P Demos: ..., mediante Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor.
C Amém
Saudação
P O Senhor seja convosco                          
C E com teu Espírito.
Benedicamus
P Bendigamos ao Senhor
C Demos graças a Deus.
Bênção





[1] Uma outra fonte de pesquisa é: http://www.luteranos.com.br/textos/vigilia-pascal
[2] http://justus.anglican.org/resources/bcp/Portugal/easter_vigil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário