Hoje nosso sínodo luterano lembra e rende graças a Deus pelo testemunho destes dois homens, bem como de todos os artistas, do passado e do presente, que nos abençoam com suas obras, apresentando-nos a fé de tantas formas maravilhosas.
"Lucas Cranach (1472-1557), um amigo próximo de Martinho Lutero, foi um célebre pintor de retratos e retábulos e um produtor de xilogravuras com temática religiosa. Albrecht Dürer (1471-1528), natural de Nuernberg, Alemanha, foi um dos artistas mais eruditos do Renascimento e também um ardente admirador de Martinho Lutero. Suas pinturas e xilogravuras incluem exemplos do esplendor da criação e retratos qualificados de narrativas bíblicas. Ambos, Cranach e Dürer, são lembrados e homenageados pela grandeza de suas obras de arte que retratam a glória e a majestade, a graça e a misericórdia do Deus triúno."
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Deus, que pelo teu Espírito Santo concede a alguns a sabedoria, a outros o conhecimento e para outros, a dádiva da beleza. Nós te louvamos pois através de teus servos Lucas Cranach e Albrecht Dürer, e através de seus dons da representação artística, eles pregam a nós teus atos poderosos de redenção e a grande piedade dos santos que serviram a ti em humildade e fé. Que tua Igreja nunca seja privada destes dons; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1289-90).
Nenhum comentário:
Postar um comentário