17/02/2018

Tempo Quaresmal e os Catecismos de Lutero: TERCEIRO MANDAMENTO (3/40)

      17/02/2018: TERCEIRO MANDAMENTO
CATECISMO MENOR:



CATECISMO MAIOR:
A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos. A Palavra de Deus é o tesouro que a tudo santifica.

Toda a hora em que se trata, prega, ouve, lê ou medita a Palavra de Deus, dá-se através disso a santificação da pessoa, do dia e da obra, não em virtude da ação externa, mas por causa da Palavra, que a todos nos torna em santos. Razão por que digo sempre que todo o nosso viver e agir, para chamar-se agradável a Deus, ou santo, deve nortear-se pela Palavra de Deus. Todo o viver e agir alienado da Palavra de Deus é insensato aos olhos de Deus.

Nota que a força e o poder desse mandamento não consiste no não fazer nada, mas sim no santificar. E o Santificar só ocorre através da Palavra de Deus. Pecam contra esse mandamento não apenas os que mal-usam o dia de descanso, como por exemplo, os que por razão de ganância ou leviandade descuidam de ouvir a Palavra de Deus ou vivem embriagados neste dia.


Quando se medita, ouve e trata a palavra seriamente, ela tem o poder de nunca ficar sem fruto. Sempre desperta novo entendimento, prazer e devoção, e cria coração e pensamentos puros. Pois a Palavra de Deus não são palavras inoperantes, senão eficazes e vivas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário