20/02/2018

Tempo Quaresmal e os Catecismos de Lutero: QUINTO MANDAMENTO (5/40)

      20/02/2018: QUINTO MANDAMENTO

CATECISMO MENOR:

CATECISMO MAIOR:
Neste mandamento saímos de nossa casa e vamos aos vizinhos, para aprender como devemos viver uns com os outros. Deus e o governo não estão incluídos neste mandamento, por que tanto Deus, como o governo tem o direito de punir os malfeitores.
Nós não deveríamos matar, nem com as mãos, coração, boca, gestos, ajudando ou aconselhando para o mal. Portanto, este mandamento proíbe a todos de ficar irado, exceto aqueles que estão na função de Deus, ou seja, pais e o governo.
O propósito deste mandamento é que ninguém faça mal ao próximo devido as suas ações más, mesmo considerando que ele mereça. Por que onde se proíbe matar, aí se proíbem todas as coisas que possam dar origem ao homicídio.

Segundo este mandamento, a pessoa não é somente culpada quando faz o mal para seu próximo, mas quando deixa de fazer o bem. Ou seja, isto também se aplica a qualquer pessoa que pode fazer o bem ao próximo, prevenir ou resistir ao mal ou ajuda-la e não o faz. Por exemplo, num dia muito frio, você vê uma pessoa com muito frio, sendo que você tem condições de ajudá-la dando lhe uma blusa, passe por ela e nada faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário