21/02/2018

Tempo Quaresmal e os Catecismos de Lutero: SEXTO MANDAMENTO (6/40)

      21/02/2018: SEXTO MANDAMENTO
CATECISMO MENOR:

CATECISMO MAIOR:
Os mandamentos, quinto a oitavo, nos mostram que não podemos fazer nenhum tipo de mal ao nosso próximo. Estes mandamentos estão muito bem organizados. Em primeiro lugar, eles falam sobre danos ao nosso próximo. Em seguida, os mandamentos passam a falar sobre a pessoa mais próxima a ele, ou a posse mais próximo seguinte, após o seu corpo, ou seja, sua esposa. Ela é uma carne e sangue com ele, de modo que não pode infligir um dano maior sobre qualquer bem que é dele. Portanto, é claramente proibido trazer qualquer desgraça, vergonha com respeito a esposa do meu próximo.
Este mandamento é diretamente contra todos os tipos de pecados contra uma vida casta, seja que nome receba. Não somente a forma externa do adultério é proibido, mas todo tipo de causa, motivo e meios de adultério. O coração, os lábios e todo o corpo deve ser casto e puro e que não se de oportunidade a vida impura.

Deus tem o casamento em alta consideração. Por este mandamento, Ele o aprova e o guarda. Deus aprovou o casamento através do quarto mandamento o “honrar pai e mãe”. No sexto mandamento, Deus guarda e protege o casamento. Portanto, Ele também deseja que honremos, mantenhamos e vivamos neste santo e divino estado que é o casamento. Por que Deus tem o casamento em alta estima? Por que foi Deus que o instituiu antes de todas as coisas. Criou diversamente o homem e a mulher, como é evidente, não para uma vida impura e desregrada e sim para que permaneçam unidos, sejam fecundos, gerem filhos e os sustentem e eduquem para a honra de Deus. O casamento não deve ser desprezado, como faz o mundo cego, mas que se trate de avaliá-lo segundo a Palavra de Deus, que a tudo adorna e santifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário