26/02/2018

Tempo Quaresmal e os Catecismos de Lutero: CREDO APOSTÓLICO: PRIMEIRO ARTIGO (10/40)

      26/02/2018: CREDO APOSTÓLICO: PRIMEIRO ARTIGO
CATECISMO MENOR:

Através dos mandamentos, vimos tudo o que Deus quer que façamos ou deixemos de fazer. O Credo nos apresenta tudo o que esperar e receber de Deus. O Credo não é nada mais que a resposta e confissão dos cristãos harmonizada com o Primeiro Mandamento. Podemos perguntar: que espécie de Deus tens? Que sabes a respeito dele? deveríamos responder: “Eis o meu Deus, em primeiro Lugar, o Pai, que fez o céu e a terra. Fora desse único Deus, não considero mais nada como deus.”
Confessamos que Deus Pai não apenas nos deu tudo o que possuímos e temos diante de olhos, mas ainda nos preserva e defende, diariamente, de todo mal e infortúnio, e desvia toda sorte de perigos e desastres. E tudo isso unicamente por amor e bondade, imerecidos por nós, como Pai amoro, que cuida de nós, para que nenhum dano nos sobrevenha.

Por esta razão devemos diariamente exercitar-nos diariamente neste artigo, no-lo incutir, e, em tudo o que nos apresenta diante dos olhos e no que de bom nos sucede, bem como nos casos de em saíamos de necessidades e perigos, cumpre nos lembremos que é Deus quem nos dá e faz tudo isso, a fim de sentirmos e vermos nisso seu coração paterno e seu imenso amor para conosco. Isto aqueceria o coração e o estimularia a ser grato e a fazer uso de todos os bens para honra e louvor de Deus.  

Um comentário: