27/02/2018

Tempo Quaresmal e os Catecismos de Lutero: CREDO APOSTÓLICO: SEGUNDO ARTIGO (11/40)

O SEGUNDO ARTIGO - Da Redenção
            E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Que significa isto?
            Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da virgem Maria, é meu Senhor. Pois me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo; não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte, para que eu lhe pertença e viva submisso a ele, em seu reino, e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança, assim como ele ressuscitou dos mortos, vive e reina eternamente. Isto é certamente verdade.




Explicação de Lutero em blocos



Argumento Principal do segundo artigo:

 Creio que Jesus Cristo é meu SENHOR




CREIO QUE JESUS CRISTO,

verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da virgem Maria,

É MEU SENHOR.



POR QUE ELE É MEU SENHOR ou O QUE ELE FEZ POR MIM?
Pois me remiu a mim, homem perdido e condenado,


O QUE SIGNIFICA REMIU?
me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo


COMO JESUS ME REMIU?
não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte



POR QUE JESUS ME REMIU?

para que eu lhe pertença e viva submisso a ele, em seu reino, e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança, assim como ele ressuscitou dos mortos, vive e reina eternamente. Isto é certamente verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário