12/04/2020

A Ressurreição do Senhor – Domingo de Páscoa (Ano A)


Atos 10.34–43 ou Jeremias 31.1–6
Colossenses 3.1–4
Mateus 28.1–10


A vitória do Cristo crucificado é dada a você na pregação da sua ressurreição

Todo domingo, “passado o sábado, no começo do primeiro dia da semana”, é o Dia do Senhor, o dia de sua ressurreição (Mt 28.1). No Culto Divino, a Igreja entra no eterno “oitavo dia”. O Senhor Jesus, “que foi crucificado” mas “ressuscitou, como tinha dito” (Mt 28.5-6), é o primogênito dentre os mortos e as primícias da nova criação. “Porque vocês morreram” com Ele no Santo Batismo, “vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo” e “a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Cl 3.1, 3). O Senhor Jesus se tornou nosso Deus, tão certo quanto Ele é “o Deus de todas as tribos de Israel”, agora também somos o seu povo (Jr 31.1). Desta forma, “Deus não trata as pessoas com parcialidade” (At 10.34), mas “todo o que nele crê recebe remissão dos pecados” por meio do seu nome (At 10.43). Assim “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder” e “o ressuscitou no terceiro dia”, assim também Ele nos ressuscita e derrama seu Espírito sobre nós através do Evangelho (At 10.38, 40).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus e Pai, que através de teu único Filho Jesus Cristo venceste a morte e abriste para nós o portão da vida eterna, faze com que nós, ao celebrarmos com alegria o dia da ressurreição do Senhor, possamos ser ressuscitados da morte do pecado pelo teu Espírito doador da vida; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: As Santas Mulheres no túmulo de Cristo, por Annibale Carracci (1560-1609)

Nenhum comentário:

Postar um comentário