“Enoque” (1518), Raffaello Sanzio (1483-1520) |
Enoque, filho de Jarede (Gn 5.3-18), pai de Matusalém e bisavô de Noé, foi a sétima geração depois de Adão. De acordo com o relato de Gênesis, Deus tomou Enoque para si, de forma que não experimentou a morte, tampouco a ira do dilúvio:
“Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” (Gênesis 5.21-24)
A Carta aos Hebreus acrescenta:
“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam."
(Hebreus 11.5-6)
São Judas oferece um pouco mais:
“Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.”
(Judas 14-15)
Lutero fala sobre o significado da vida de Enoque e o que podemos aprender dela:
“… andar com Deus não significa fugir para o deserto ou se esconder em um canto, mas viver de acordo com sua vocação e oferecer resistência à iniquidade e malícia de Satanás e do mundo, além disso, confessar a Semente da mulher, condenar a religião e os esforços do mundo, por meio de Cristo pregar uma outra vida depois desta vida, etc.
Este tipo de vida piedosa Enoque viveu por 300 anos, como um profeta e sacerdote que teve seis patriarcas como seus professores. Moisés, portanto, louva-o adequadamente como um aluno muito excelente que foi ensinado e treinado por vários professores, os melhores e mais marcantes. Além disso, Enoque foi tão equipado pelo Espírito Santo que ele poderia ser um profeta dos profetas e um santo dos santos naquele primeiro mundo. Assim, em primeiro lugar, Enoque é excelente por causa de seu ofício e ministério.
Em segundo lugar, ele é louvado acima dos outros, porque Deus queria que ele fosse um exemplo para todo o mundo, a fim de dar conforto e encorajamento para a fé na vida futura. Portanto, este texto deve ser escrito em letras de ouro e deve ficar impresso mais profundamente nos corações.” (Preleções sobre Gênesis, Capítulo 5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário