31/01/2014

Festa da Purificação da Virgem Maria e Apresentação de Nosso Senhor - 2 de fevereiro

“Apresentação de Jesus no Templo” (1529), Girolamo Romanino (c. 1484 - c. 1559)


Trinta e dois dias após a circuncisão de Jesus e setenta semanas após o anúncio do nascimento de João a Zacarias pelo anjo Gabriel, o Senhor vem ao seu templo para cumprir a Torá (Lucas 2.22-38). Os dias são de fato cumpridos com a apresentação de Jesus.
Os pais de Jesus guardam a Torá e a cumprem ao trazer Jesus à sua verdadeira casa. Além disso, os pais de Jesus oferecem o sacrifício alternativo de duas rolas ou dois pombos. O livro de Levítico 12.8 permite isso ao invés dum cordeiro, uma vez que nem todos podiam comprar um cordeiro (demonstrando assim a pobreza e humildade de José e Maria). No entanto, nenhum cordeiro era necessário porque o cordeiro já está ali, com quarenta dias de idade. Jesus é o Cordeiro levado ao seu templo para o sacrifício. O Nunc Dimittis de Simeão é um belo exemplo da resposta imediata a esta inauguração da consolação e redenção de Deus através do Menino Jesus. Ao falar a Maria, Simeão também profetiza sobre o destino do menino.

Cor litúrgica: Branca

LEITURAS:

† Antigo Testamento: 1 Samuel 1.21-28
† Salmo: Salmo 84
† Segunda Leitura: Malaquias 3.1-4
† Santo Evangelho: S. Lucas 2.22-32

ORAÇÃO DO DIA:

Deus todo-poderoso e sempre vivo, assim como teu unigênito Filho foi neste dia apresentado no templo na substância da nossa carne, concede que possamos ser apresentados a ti com corações puros e limpos; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1176-1177)

Nenhum comentário:

Postar um comentário