14/11/2014

14 de novembro: Comemoração de São Justiniano, Imperador Cristão de Bizâncio


Justiniano era eslavo, provavelmente nascido na região de Escópia (Skopje), em Taurésio (atual Macedônia), no ano 483. Seu nome eslavo era Upravda, que quer dizer "verdade", "justiça". Sucedeu ao trono de seu tio Justino em 527. A grandeza desse imperador é inseparavelmente ligada à sua profunda fé na Ortodoxia; cria e vivia de acordo com sua fé. Moveu guerra contra os bárbaros do Danúbio porque eles castravam os seus cativos. Isso revela o seu elevado sentimento de amor por seus próximos. Justiniano foi feliz e bem sucedido tanto nas guerras quanto em suas obras. Construiu muitas igrejas grandes e belas, das quais a mais bela era a Hagia Sophia (Igreja da Santa Sabedoria de Deus) em Constantinopla (atual Istambul). Compilou, revisou e publicou as Leis de Roma e também baixou pessoalmente muitas leis rigorosas contra a imoralidade e a licenciosidade. Reuniu o V Concílio Ecumênico da Igreja no ano 553 que tratou de ensinos heréticos como o Monofisismo, Nestorianismo e Origenismo. Morreu em paz aos oitenta anos de idade no ano 565 e tomou posse de sua morada no Reino do Rei Celestial.

Justiniano compôs um hino eclesiástico ao nosso Salvador, que é regularmente cantado durante a Divina Liturgia da Igreja Ortodoxa desde o ano de 536:

"Ó Filho Unigênito e Verbo de Deus, sempre imortal, que quisestes para a nossa salvação, encarnar-Vos da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, e fazer-Vos homem sem deixar de ser Deus; fostes crucificado, ó Cristo, nosso Deus, vencendo a morte pela morte; Vós que sois uma das pessoas da Santíssima Trindade, glorificada com o Pai e o Espírito Santo, salvai-nos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário