29/03/2021

DOMINGO DE RAMOS

 


T

 DOMINGO DE RAMOS

O Evangelho de nosso Senhor segundo S. Mateus 21: 1-9 

A Graça de nosso Senhor T Jesus Cristo e o Amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo sejam com todos!

       Você já parou para refletir no fato de que Deus raramente age da maneira como nós esperamos? Observe o Evangelho para este Domingo de Ramos que retrata a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém:

Se nós escrevêssemos este roteiro talvez pensaríamos em uma grandiosa procissão de bandeiras, carros de guerra e cavalos, com Jesus entrando na cidade santa de uma maneira triunfal e esplendorosa que faria príncipes, governadores, reis e imperadores caírem de joelhos diante de tanta pompa e beleza. Afinal, é o Filho de Deus que está chegando!

 As Sagradas Escrituras, entretanto, ensinam que não foi assim que a entrada de Jesus em Jerusalém ocorreu. Até houve uma procissão e muitas pessoas se ajoelharam diante dele e o aclamaram. Porém, sua entrada não foi tão esplendorosa como poderíamos imaginar, na verdade, foi até um pouco decepcionante e humilhante aos nossos olhos. Afinal, ele não entrou montado em um cavalo de guerra, mas em um burrinho, um burrinho emprestado e dócil; as bandeiras erguidas eram ramos de palmeira, e não havia príncipes, governadores, reis ou imperadores o saudando, mas simplesmente o povo comum da cidade.    

A Entrada de Jesus em Jerusalém também nos ajuda a perceber que o que Jesus vem realizar neste mundo pode não ser o que a nossa vontade deseja ou o que nós esperamos que Deus precisa fazer. Afinal, Jesus não entrou em Jerusalém para concertar todas as coisas que lá estavam erradas, ele não está ali para fazer uma revolução social, e muito menos seu objetivo é listar todos os anseios da população e reportá-los ao Pai. É provável que o povo em Jerusalém tenha esperado tudo isso dele, mas esta não era a sua missão. Não foi para realizar as vontades do ser humano que o Filho de Deus veio a este mundo, mas sim, para cumprir a Obra de Deus!

O Domingo de Ramos, portanto, nos lembra e nos ensina que Jesus entrou em Jerusalém para fazer algo inesperado e até impensável para nós. No entanto, totalmente planejado por Deus: Jesus entrou em Jerusalém não para se dirigir ao palácio, mas ao Calvário; não para assentar no trono do governador, mas para ser levantado na Cruz!

Como foi lembrado no início: Deus raramente parece agir da maneira como nós esperamos que ele aja. E é muito bom que seja assim. Pois unicamente através desta forma diferenciada de Deus agir é que os nossos pecados são perdoados, a Salvação é conquistada para nós, e nossa vida tornada eterna! Por causa disso: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” (S. Mateus 21:9)

         Amém!

         Rev. Helvécio J. Batista Jr.
Igreja Luterana em Naviraí/MS
Domingo de Ramos - 28 de Março, 2021 AD


Nenhum comentário:

Postar um comentário