A Anunciação celebra o anúncio do anjo Gabriel à Virgem Maria de que ela se tornaria a mãe do Salvador, bem como a submissão voluntária de Maria à vontade de Deus. Com a concepção do Salvador, um novo tempo começou. Por isso, até o século XVIII, este dia era considerado o início do ano em muitos lugares. Também era considerado em alguns lugares o dia em que o mundo foi criado, juntando num único dia a primeira criação e a nova criação (criação e redenção).
A Festa da Anunciação parece ter sua origem no Oriente no século V, onde é chamada de Boa Nova (Evangelismos, em grego) e foi introduzida no Ocidente durante os séculos VI e VII, sendo universalmente celebrada na época do Décimo Sínodo de Toledo em 656. A data de 25 de março, precisamente nove meses antes do Natal, é praticamente universal, mas algumas igrejas na Espanha retiveram a comemoração durante o Advento, em 18 de dezembro.
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Senhor, assim como conhecemos a encarnação de teu Filho Jesus Cristo, pela mensagem do anjo à virgem Maria, assim também pela mensagem de sua cruz e paixão, leva-nos para a glória da tua ressurreição; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
Fonte: Philip H. PFATTEICHER. New Book of Festivals and Commemorations: A Proposed Common Calendar of Saints. Minneapolis: Fortress Press, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário