O Martírio de Santo Estêvão, por Jean Baptiste de Champaigne (1631–1681) |
O dia 26 de dezembro é o Segundo Dia do Natal (Zweite Weihnachtsfeiertag), um feriado em muitos lugares onde a cultura foi moldada pelo luteranismo.
Contudo, a igreja cristã também lembra neste dia o protomártir (i.e. primeiro mártir) Estêvão, um dos santos que fazem parte do “Comites Christi” (latim) ou “Begleiter des Christuskindes” (alemão), o cortejo honorífico do Menino Jesus, juntamente com São João Evangelista (dia 27) e as Crianças Inocentes (dia 28) massacradas por ordem de Herodes.
A lembrança do primeiro mártir cristão neste dia é um convite para não esquecermos que, apesar de toda a alegria da celebração natalina, muitos são perseguidos por causa da sua fé em Jesus Cristo. Em algumas igrejas este dia é dedicado à oração pelos cristãos perseguidos.
Algumas igrejas luteranas costumam ter cultos neste dia (preferencialmente à noite) com os próprios do Dia de Santo Estêvão ao invés do Segundo Dia de Natal, pois a memória do protomártir tem uma tradição mais antiga que o Natal (cf. Evangelischen Gottesdienstbuch). Na Coleta do culto, Estêvão é lembrado como modelo de amor aos inimigos que nos perseguem.
Valerius Herberger (1562-1627), teólogo luterano e pastor na igreja paroquial de Santa Maria, em Fraustadt, Silésia (atual Wschowa, na Polônia) escreveu:
"É um costume antigo e louvável comemorar Santo Estêvão no segundo dia de Natal. Pois assim como as crianças inocentes foram os primeiros mártires após o nascimento de Cristo, assim também Santo Estevão foi o primeiro depois da ascensão de Cristo a louvar o nosso glorioso rei Jesus com o seu sangue. Nossos precursores costumavam dizer: Heri natus est Christus in munda ut hodie Stephanus nasceretur in coelo. 'Ontem Cristo nasceu no mundo, para que hoje Estêvão pudesse nascer no céu'. Isto é verdadeiramente o fruto do nascimento de Jesus Cristo".
Fontes: Karl-Heinrich Bieritz. Das Kirchenjahr: Feste, Gedenk- und Feiertage in Geschichte und Gegenwart. Verlag C. H. Beck, 2005. pp. 198, 213-214; Lexikon (Selbständige Evangelisch-Lutherische Kirche - SELK); Treasury of Daily Prayer. Concordia Publishing House, 2008. p. 1057.
Nenhum comentário:
Postar um comentário