A pregação de São João Batista, por Alessandro Allori (1535-1607) |
Malaquias 3.1-7b
Salmo 66.1-12
Filipenses 1.2-11
Lucas 3.1-14(15-20)
A pregação do arrependimento nos prepara para a vinda do Senhor
A pregação e o “batismo de arrependimento para remissão de pecados” (Lc 3.3) nos preparam para a vinda do Senhor Jesus Cristo. A obra histórica de São João Batista foi concluída com o primeiro advento de nosso Senhor Jesus na carne, mas o ministério do Precursor continua na pregação da Lei e Evangelho e no Santo Batismo. Através de seus mensageiros, o Senhor chama “toda a humanidade” para ver “a salvação que vem de Deus” (Lc 3.6). Nossa soberba é removida e nossa altivez é derrubada, mas o Senhor nos torna humildes a fim de nos exaltar em sua misericórdia. Assim como o Senhor começou esta boa obra de arrependimento em nós, ele também a aperfeiçoa pela sua Palavra e Espírito Santo, e “há de completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). Ele nos purifica para sermos seu povo sacerdotal, precioso aos seus olhos e abundante em fé e amor, para que ofereçamos nossa própria vida em justiça ao Senhor (Ml 3.3-4).
ORAÇÃO DO DIA:
Senhor Deus, age em nossos corações para prepararmos o caminho ao teu único Filho, para que pela sua vinda sejamos capacitados a te servir com a mente purificada; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário